Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Crime ambiental

Foragido, ex-diretor da Utresa Luiz Ruppenthal é preso em Estância Velha

Ruppenthal foi detido pela Brigada Militar no Centro da cidade

Publicado em: 11.04.2019 às 10:59 Última atualização: 24.03.2022 às 17:15

Foto por: Brigada Militar/Divulgação
Descrição da foto: Luiz Ruppenthal foi preso no Centro de Estância Velha
Luiz Ruppenthal, ex-diretor-técnico da Utresa, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) em Estância Velha. Ele era considerado foragido há cerca de dois anos depois de ser condenado pela maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul. Em outubro de 2006, cerca de 86 toneladas de peixes mortos foram encontradas no trecho entre Portão e Sapucaia do Sul do Rio dos Sinos.

Ruppenthal, de 64 anos, foi detido por volta das 9h30, na Avenida Sete de Setembro, no Centro, pela Brigada Militar e levado para o Hospital Getúlio Vargas para exames. Foi conduzido à Delegacia de Polícia de Estância e, depois, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo. 

Foto por: Juarez Machado/GES
Descrição da foto: Mortandade de peixes em 2006

Maior desastre ambiental do Estado 

Na época, a investigação indicou a presença na água de produtos altamente tóxicos, como mercúrio, cromo, benzeno e xileno, potenciais causadores de câncer. Além dos dutos para conduzir efluentes sem tratamento diretamente aos arroios, a Utresa fazia modificações na sua estrutura sem licenças ambientais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou seis empresas, inclusive a Utresa. Além dos resíduos tóxicos, o despejo de esgoto doméstico e a baixa vazão do rio foram apontados como causadores da tragédia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.