Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Cuidados

O que fazer quando uma pessoa leva um choque elétrico?

O médico socorrista Antônio Fagan fala sobre o tema. Na madrugada desta segunda-feira (14), um jovem de 13 anos morreu eletrocutado em Lomba Grande

Por Bruna Mattana
Publicado em: 14.10.2019 às 18:26 Última atualização: 14.10.2019 às 20:00

Após um choque elétrico de alta tensão a vítima pode ficar inconsciente ou mesmo ir à óbito. Foi o que aconteceu com um jovem de 13 anos, que morreu na madrugada desta segunda-feira (13), após sofrer um choque elétrico no pátio de casa, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. O médico socorrista Antônio Fagan, explica que o corpo humano funciona como um condutor elétrico. "No momento em que a pessoa toca na energia elétrica ela vira uma condutora, pois a energia passa por dentro do corpo", explica.

Ele ressalta que, quando uma pessoa está sofrendo uma descarga elétrica a primeira coisa a fazer é desligar a corrente elétrica. "Se há acesso ao disjuntor, ele deve ser desligado. Se não tem acesso, a pessoa deve ser empurrada com algo que não conduza eletricidade, como uma vassoura, pedaço de madeira ou borracha. Feito isso, deve-se entrar em contato com o Samu, pelo telefone 192, e solicitar atendimento. Caso a pessoa seja habilitada, deve verificar o estado de consciência, o pulso periférico e a respiração. Se não houver consciência, pulso e movimentos respiratórios, deve-se iniciar a massagem cardíaca ". 

Conforme o médico, a massagem deve iniciar em um minuto, no máximo, mas antes disso deve-se ligar para o 192 e chamar a emergência. "Enquanto a pessoa faz esse atendimento pré-hospitalar o socorro já estará a caminho", pontua.

Além disso, Fagan explica que o corpo, exposto a um choque, pode sofrer queimaduras e arritmia cardíaca, podendo levar a morte da pessoa. "Em caso de choque grave, o órgão que sofre primeiro é o coração, com arritmia cardíaca , tipo fibrilação que poderá ser fatal". 

O choque também pode causar lesões neurológicas e queimaduras locais, como na perna onde "saiu" o que. "Normalmente, o choque entra pela mão e sai pelo pé. É o caminho mais frequente. Quando a pessoa está de pés descalços, em lugar molhado ou úmido, em contato direto com o solo, as consequências são mais graves. O calçado de borracha é o equipamento indicado para isolar o choque elétrico, em caso de baixa tensão". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.