Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Região turística

Vale Germânico: olhos voltados à cultura alemã

Vale Germânico foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (1º), em Morro Reuter

Por Bruna Mattana
Publicado em: 01.11.2019 às 18:23 Última atualização: 03.11.2019 às 13:13

Morro Reuter, ocorre o lançamento do Vale Germânico.2019 Foto: Juarez Machado/GES
A comunidade celebra o Vale Germânico, lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (1º), na localidade de São José do Herval, em Morro Reuter. Muito chope, gastronomia típica e dança marcaram a solenidade, ocorrida no largo em frente à Igreja de Pedra, que data do ano 1923 e foi toda construída por imigrantes alemães. O presidente da comunidade de São José do Herval, Valdir Antônio Eich, 48, destaca que esse é o principal ponto turístico da localidade. "A igreja está aberta para visitação inclusive aos domingos, das 8 às 18 horas".

Nove municípios integram a nova região turística - cujo reconhecimento ocorreu em agosto deste ano. Entre eles estão: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo. A presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) e prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, destacou que a associação trabalhou de forma discreta, pois não queria perder a denominação e destacou que o objetivo é trabalhar a regionalidade, buscando recursos maiores junto ao Ministério do Turismo. "Vamos trabalhar para o desenvolvimento da região como um todo. Essa é a nossa história. Está no nosso DNA. Vamos valorizá-la cada vez mais através do Vale germânico". 

O deputado estadual Elton Weber falou em nome da presidência da Assembléia Legislativa Gaúcha. "O dia 1º de novembro certamente ficará na história, história essa que podemos remontar à 1824, quando os primeiros imigrantes chegaram aqui. Eles trouxeram muita coisa na bagagem, penso que hoje também estão apresentes: a fé, união e trabalho".

O Cônsul-geral da Alemanha no Estado e em Santa Catarina, Thomas Schmitt, destacou o potencial turístico da região e se colocou à disposição para parcerias internacionais. "Não compartilhamos apenas tradições, podemos trabalhar também para o futuro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.