Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Natal em Comunidade

Vida renovada para a Antiga Igreja Matriz de Ivoti

Espaço religioso tornou-se palco para a realização do Natal em Comunidade e, neste sábado, terá o encerramento da programação com missa e show do cantor Mauro Harff

Por Débora Ertel
Publicado em: 19.12.2019 às 07:00

Antiga Igreja Matriz foi transformada em palco de atividades culturais em preparação para o Natal Foto: Divulgação/Paróquia São Pedro Apóstolo
A Antiga Igreja Matriz, que por muitas décadas foi o principal espaço de religiosidade da comunidade católica de Ivoti e depois chegou a viver uma época de abandono, está ganhando um novo capítulo na sua história. Desde o começo do Advento, o local se tornou palco do Natal em Comunidade, uma promoção organizada por um grupo de voluntários da Paróquia São Pedro Apóstolo e apoio do pároco padre Jacó Wuaben. Assim, a cada sábado, pastorais, comunidades e movimentos sobem ao palco, que um dia foi altar, para fazer apresentações artísticas que refletem sobre a feliz espera pelo nascimento do menino Jesus. A programação teve início no dia 30 de novembro e será finalizada neste sábado, dia 21, com show do cantor Mauro Harff.

Tudo começa com a missa das 18 horas. Depois que os paroquianos recebem a bênção final, trocam a igreja nova pela velha e os paroquianos, com a participação de outros moradores, transformam-se em artistas. Assim, o público já pode conferir música clássica, teatro, dança, canto coral e até um luau.

A contabilista aposentada Renate Dilly, 57 anos, integrante da Pastoral Familiar,é uma das pessoas que participa da organização do evento. “Havia uma vontade muito grande de um grupo de voltar a ter vida dentro da igreja antiga. Então surgiu a ideia de fazer um evento natalino”, conta. Assim, muitas mãos se uniram para montar a decoração e a iluminação, preparar o cenário e aparelhagem de som, além de motivar as pessoas que fariam parte das atrações.

Momento para repensar a vida

Luau é promovido pelo Curso de Liderança Juvenil (CLJ) Foto: Divulgação/Paróquia São Pedro Apóstolo
Dentro do espírito de Advento, o Natal em Comunidade tem o objetivo de fazer proporcionar um momento de reflexão. Segundo Renate, a própria abertura da Antiga Matriz, que ficou fechada por muito tempo, já proporcionou uma retomada de lembranças. "Muitas gerações estiveram envolvidas com a igreja. Nós sabíamos que ela nos traria muita coisa do passado", comenta.

 

Ampliações e incêndios na história da igreja

A comunidade católica de Bom Jardim, como se chamava Ivoti antigamente, foi fundada em 7 de dezembro de 1834, sendo que em 1857 foi construída a parte central da igreja velha. Com a criação da paróquia em 1867, a nova capela transformou-se em Igreja Matriz que, a partir de 1889, sofreu mudanças e ampliações. Além da construção da torre, foi ampliada a nave, entre outros. Em 1924, a igreja foi quase totalmente destruída por um incêndio, sendo reconstruída em 1925.

1986

A igreja foi tombada como patrimônio histórico e artístico estadual. Neste mesmo ano, sofreu um novo incêndio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.