Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança pública

Câmeras do cercamento eletrônico entram em fase de testes na região

Em algumas cidades, instalação do sistema já está concluída; em outras, faltam detalhes para terminar o processo, que será finalizado nos seis municípios até o final deste mês

Por Bruna Mattana
Publicado em: 07.01.2020 às 06:07 Última atualização: 07.01.2020 às 11:08

Câmeras de monitoramento já podem ser vistas em Novo Hamburgo Foto: Juarez Machado-GES/Juarez Machado/GES
Menos de quatro meses após a formalização das verbas para o cercamento eletrônico de seis cidades da região, já há pontos de fiscalização em processo final de instalação. Em Campo Bom, Dois Irmãos e Lindolfo Collor, as câmeras de monitoramento foram instaladas e, no momento, estão em fase de testes. Em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga, o sistema ainda está sendo estabelecido. Ao todo, são cem kits com câmeras de reconhecimento ótico de caracteres (OCR, na sigla em inglês) auxiliando na fiscalização, policiamento e monitoramento na região.

O projeto é aguardado pela Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) há mais de dois anos. No primeiro momento, foram repassados R$ 4,8 milhões, oriundos de emendas da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e com contrapartida do Governo do Estado. O cercamento faz parte de iniciativas do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Conforme o presidente da Amvrs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, as obras estão dentro do prazo previsto. "A gente sabe que hoje a prevenção funciona melhor do que o caráter punitivo. O cidadão de bem se sentirá seguro e quem entrar no município com o intuito de realizar atos criminosos ficará intimidado, pois trata-se de um sistema moderno que identificará rapidamente qualquer tipo de ocorrência do veículo."

Colaboraram: Bianca Dilly e Renata Strapazzon

Segurança

Segundo o diretor da DGT Tecnologia em Segurança, empresa responsável pela execução da obra, Lucas Arruda, o objetivo é trazer mais segurança para a cidade, através de uma plataforma de inteligência eletrônica. "Não se trata de radar, mas de um sistema de análise comportamental que reconhece as informações necessárias para a área da segurança, em questão de segundos", salienta. A empresa pretende finalizar o processo de instalação do sistema até o final de janeiro. Contudo, a operacionalização das câmeras dependerá de cada município.

Como funcionará

Os dados são enviados ao Operador Nacional dos Estados (ONE). Esse sistema concentra informações de órgãos como Detran e Secretaria da Fazenda.

Delegado projeta redução nos crimes

Segundo o responsável pela Delegacia de Combate ao Furto e Roubo de Veículos do Vale dos Sinos, delegado Rodrigo Zucco, o cercamento auxiliará no combate ao furto de veículos, mas com o sistema também será possível monitorar a ação de quadrilhas que roubam bancos e estabelecimentos comerciais. "Nesses casos são utilizados veículos automotores, quase sempre roubados. As câmeras de segurança poderão monitorar o deslocamento desses veículos e interceptar os autores. Acreditamos que isso resultará em diminuição no número de crimes na região", salienta.

Situaçãona região

Novo Hamburgo

Pontos estratégicos da cidade estão recebendo a instalação de 26 kits de aparelhos. O cercamento contemplará locais como as proximidades das rodovias BR-116 e RS-239, assim como os limites com os municípios de São Leopoldo e Campo Bom.

Campo Bom

Em Campo Bom, já foram instalados 16 kits de câmeras nos acessos principais da cidade. O monitoramento será feito pela Brigada Militar e está em fase de testes.

Dois Irmãos

São seis pontos integrantes do cercamento eletrônico em Dois Irmãos, em importantes vias do município. Atualmente, o cercamento está em fase de testes.

Lindolfo Collor

O cercamento está em fase de testes. A cidade recebeu quatro kits e definiu locais de entrada e saída como os principais para integrarem o projeto. Além dos equipamentos e servidores, monitores da sala de controle também foram instalados junto à Brigada Militar.

Sapiranga

O município terá 11 pontos monitorados com o sistema, sendo que 9 estão concluídos. Na próxima semana o cercamento entrará em testes.

São Leopoldo

A expectativa é de que o sistema esteja em funcionamento na primeira quinzena de janeiro. Serão 32 pontos colocados em entradas e saídas do município, pontes e principais ruas e avenidas da cidade.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.