Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança

Quase 10 milhões são necessários para ampliar cercamento eletrônico na região

Em encontro nesta sexta-feira (29), Fátima Daudt pediu apoio a deputados na busca de verbas

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.11.2019 às 16:55

Fátima esteve em Campo Bom, em um dos locais que recebeu as câmeras Foto: BRUNA MATTANA
Quase 10 milhões. Esse é o montante necessário para ampliar o monitoramento nas demais cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Vale do Rio dos Sinos (Amvars), entre elas Estância Velha, Nova Hartz, Araricá, Morro Reuter, Ivoti e Presidente Lucena. O orçamento foi apresentado pelo diretor da DGT Tecnologia em Segurança, empresa responsável pela execução da obra, Lucas Arruda, durante reunião-almoço realizada esta sexta-feira (29), em Novo Hamburgo.

O encontro reuniu autoridades municipais, estaduais e federais que participaram da mobilização para instalação do cercamento eletrônico, composto por kits de câmeras de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), em Campo Bom, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Dois Irmãos. 

"O valor é de 9,5 milhões, mas o grande investimento não está só nas câmaras dos acessos e saídas que serão instaladas outros seis municípios, mas nos softwares que vão interligar todas as cidades. O software é de análise comportamental, que possibilita identificar se a pessoa está com uma arma. Ele é um software de reconhecimento facial e com compatibilização de dados. Então nós temos um plus de softwares que estariam contemplados nesse valor". destaca Arruda.

A presidente do Movimento #PAZ, Gabriela Streb, ressaltou que a mobilização pelo cercamento começou em 2015. "Levamos quatro anos para esse bebê nascer. Foi uma dos partos mais difíceis que tivemos, mas ele está aí. Temos que festejar". 

Apenas o começo

A presidente da Amvars e prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, convocou todos os deputados e autoridades presentes para que haja uma nova mobilização em Brasília, no intuito de buscar emendas parlamentares para realizar a ampliação do cercamento. "Estamos aqui hoje para brindarmos esse momento de um início que nós estamos tendo na nossa região, do cercamento eletrônico, lembrando que países como a Inglaterra, tem oito milhões de câmeras. Lutamos para chegar nesse momento, com um número que não chega perto do número de países de primeiro, mas que mostra que nós estamos caminhando neste sentido".

Em Campo Bom, obra está concluída

Autoridades participaram de encontro nesta sexta-feira (28) Foto: BRUNA MATTANA
Após o encontro, os presentes se dirigiram até Campo Bom, município que recebeu 16 kits, e cuja implantação está totalmente concluída. Devidamente equipada, Fátima subiu até um dos pontos que possui as câmeras, localizado na Avenida Carlos Strassburger Filho. Lindolfo Collor também já está com o sistema 100% concluído. A previsão de finalização da obra é 29 de dezembro deste ano para todos os municípios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.