Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Safras de feijão e milho contabilizam perdas em lavouras de Riozinho

Estiagem tem trazido preocupação para produtores rurais, que também veem os efeitos da falta de chuva na colheita de uva e de hortaliças

Publicado em: 15.01.2020 às 20:56

Riozinho já contabiliza prejuízos com a falta de chuva Foto: Divulgação/Prefeitura de Riozionho
A falta de chuva está causando prejuízos para os agricultores de Riozinho. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente contabiliza perda de 60% na safra de feijão, apesar de a maior parte da área plantada já ter sido colhida. "A safra de milho recém começou a ser colhida e se estima que as perdas cheguem a 40%.

A colheita da uva também foi prejudicada pela estiagem em uma parte das propriedades, sendo estimadas perdas de até 30%", diz o secretário Sérgio Koch, que elaborou um estudo sobre os prejuízos no campo com o apoio do escritório local da Emater.

Outra preocupação é com a produção de verduras, produtos que são comercializados por pequenos agricultores junto à Ceasa, em Porto Alegre. A produção de repolho, brócolis e couve-flor teve a qualidade prejudicada, com perdas de até 15%. "Afeta a renda de quem vive no campo e aumenta o preço dos produtos na mesa do consumidor", destaca o prefeito Valério Esquinatti.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.