Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Alívio

Caso suspeito de coronavírus em São Leopoldo tem diagnóstico para gripe H1N1

Paciente, que segue na UPA da Scharlau, deverá passar por nova avaliação médica e ser liberado até o final do dia

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 29.01.2020 às 13:55 Última atualização: 29.01.2020 às 13:55

UPA Zona Norte, na Scharlau, fez o atendimento o caso suspeito de coronavírus Foto: Diego da Rosa/GES
O resultado do exame feito no paciente suspeito de coronavírus em São Leopoldo foi de H1N1. O diagnóstico foi informado nesta quarta-feira (29) à Prefeitura leopoldense pelo Laboratório Central do Estado. A partir do laudo, o homem deverá ser medicado para o devido tratamento, que é realizado com Tamiflu. O filho dele, de 15 anos, também deverá receber a medicação.

Já o amigo, que teve contato com os dois e apresentou quadro febril na noite de terça-feira (28), também apresentou melhora, sem nenhuma alteração nos exames laboratoriais. Ele não receberá medicamento para H1N1.

De acordo com o secretário de Saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, apesar do resultado, "formalmente não se pode descartar a possibilidade de coronavírus uma vez que o paciente veio recentemente da China e apresentou além de febre também tosse". Ele, o filho, de 15 anos, e o amigo, seguiam até o início da tarde em isolamento na UPA do bairro Scharlau. Eles deverão passar por uma nova avaliação médica e ser liberados até o final do dia. 


Paciente é morador na China

O paciente é morador de Kunming, cidade a mais de 1,5 mil quilômetros de Wuhan, onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. Ele estava no Brasil há quatro dias. O material da coleta do exame feito na UPA foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise. O material coletado deverá ser enviado para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, conforme protocolo do Ministério da Saúde. A instituição é responsável por realizar a análise que confirma ou descarta a doença, pois é necessário kit específico para identificar o novo micro-organismo. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.