Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Na Emergência 24 horas

Moradores da região vindos da China buscam atendimento médico em Dois Irmãos

Os pacientes tiveram materiais coletados, e os resultados serão conhecidos na sexta-feira, mas município diz que informações preliminares descartam possibilidade de ser coronavírus

Por Susi Mello
Publicado em: 29.01.2020 às 16:12 Última atualização: 29.01.2020 às 18:10

A Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Dois Irmãos informou nesta quarta-feira (29) que duas pessoas da mesma família, que retornaram recentemente da China, procuraram atendimento na última segunda-feira (27) na Emergência 24 horas. Uma delas apresentava sintomas compatíveis com os da coronavírus. A outra pessoa buscou atendimento preventivo, pois estava numa região próxima que é considerada epicentro. As duas receberam atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios, encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que é responsável pela análise.

Conforme o titular da pasta, Afonso Bastian, o laudo deve ficar pronto até sexta-feira (31), mas, de acordo com informações preliminares recebidas do Lacen, não trata-se de um caso de coronavírus nem de H1N1, mas sim de H3N2, que é uma gripe comum. Uma equipe de profissionais da saúde fez o acompanhamento da dupla até a manhã desta quarta.

A prefeitura informa que está acompanhando junto ao Ministério da Saúde e autoridades internacionais da área as atualizações constantes sobre o coronavírus (2019-nCoV), um novo vírus identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China.

É considerado como caso suspeito do novo coronavírus paciente com sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, a pessoa precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Taquara

Em Taquara, o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Petry, informou nesta quarta-feira (29) que ninguém com os sintomas semelhantes aos do coronavírus procurou atendimento médico no município. Na próxima sexta-feira (31), o secretário se reunirá com sua equipe de trabalho para tratar de diversos assuntos, incluindo o coronavírus. "Também estamos difundindo entre todas as equipes da Saúde as notas técnicas e orientativas do próprio Ministério da Saúde e também aqui do Estado do Rio Grande do Sul", informa Petry.

Ivoti

A situação em Ivoti, segundo a Secretaria de Saúde e Assistência Social, está normal. Ninguém solicitou pelo atendimento em função dos sintomas. Se o morador desejar consultar, caso verifique alguma anormalidade, pode procurar pelo Pronto Atendimento Mais Vida, que atende das 9 às 21 horas, na Rua Jacob Schneck, 77, no Centro. O telefone para informações é o 3563-3021. Também recomenda-se intensificar rotinas de higiene, com a lavagem das mãos, usar o álcool gel.

Sapiranga

Em Sapiranga, a prefeitura informa que não há nenhum caso suspeito até o presente momento. A vigilância está alerta e a Secretaria de Saúde sugere algumas orientações de prevenção: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, cobrir o nariz ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes arejados, entre outros.

Campo Bom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom está trabalhando para preparar as equipes das unidades municipais acerca do procedimento de abordagem de possíveis pacientes com suspeita do vírus. Na próxima segunda-feira (3), os profissionais das unidades de saúde do município serão convocados a participar de uma capacitação sobre o tema, no Auditório Marlise Saueressig, das 15 às 17 horas.

Da mesma forma, profissionais do Hospital Lauro Reus estão sendo capacitados e preparados para tratar e notificar casos suspeitos, principalmente de pessoas que viajaram para a China recentemente.

Se a pessoa apresentar sintomas leves, a prefeitura orienta a procurar as unidades básicas de saúde ou o Pronto Atendimento. Em casos de sintomas mais graves, o cidadão deve procurar o Hospital Lauro Reus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.