Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Clima

'O pior calor está reservado para o fim de semana', diz MetSul

Termômetros devem se aproximar dos 40°C; confira a previsão para toda a semana

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 03.02.2020 às 09:28 Última atualização: 03.02.2020 às 09:40

Semana será de muito calor entre o Vale do Paranhana e a Serra Gaúcha Foto: Jauri Belmonte/GES-Especial

A segunda-feira (3) será de calor em todo o Estado, com predomínio do sol. Hoje, as máximas devem chegar aos 34°C na região metropolitana; já no Litoral, onde também há risco de chuva, as marcas ficam na casa dos 28°C. Segundo a MetSul Meterologia, não estão descartadas pancadas de chuva devido ao fluxo de ar mais úmido que vem do oceano e traz nuvens para o Norte, Nordeste e Leste gaúcho.

Ao longo da semana, o predomínio será do tempo seco na região, com altas temperaturas por conta de uma onda de calor que se inicia na Argentina e no Uruguai e deve afetar o território gaúcho. Os índices de chuva para o Estado, afetado com a estiagem, também devem ser baixos. Conforme a MetSul, o pior do calor está reservado para o fim da semana, quando os termômetros devem se aproximar dos 40°C. Porto Alegre e os vales do Sinos, Caí e Paranhana devem ter seus dias mais quentes, antecipando a frente fria. 

Lavoura gaúcha

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o cultivo do milho no Rio Grande do Sul está 14% em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 24% em enchimento de grãos, 25% em maturação e 26% das lavouras estão colhidas. A colheita avançou principalmente nas regiões de Santa Rosa, Ijuí e Frederico Westphalen, onde mais de 50% das lavouras foram colhidas apresentando produtividades variáveis em função do estágio em que se encontravam no período do déficit hídrico e também da duração desse período.

Na região de Santa Rosa, alguns municípios apresentam produtividade acima da expectativa inicial. As lavouras semeadas nos meses de novembro e dezembro retomaram um bom desenvolvimento, favorecidas pelas chuvas da última semana. As lavouras de soja estão totalmente implantadas, sendo que 37% delas se encontram em germinação e desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 27% em enchimento de grãos.

O arroz encontra-se, em sua maior parte, no estágio reprodutivo, com condições favoráveis para o bom desenvolvimento da cultura. De acordo com o relatório, a condição atual está melhor que a da safra passada. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.