Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Em São Leopoldo, nível do Rio dos Sinos atinge menor índice do ano

Nesta segunda-feira (27), a medição indicava 63 centímetros

Por Bruna Mattana
Publicado em: 27.01.2020 às 13:39 Última atualização: 27.01.2020 às 16:34

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo atingiu, nesta segunda-feira (27), o menor índice registrado até agora em janeiro deste ano, segundo o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo. Ele destaca que o nível está abaixo da normalidade, cuja média é de 2 a 2,5 metros. 

Conforme Camargo, a precipitação acumulada no mês de janeiro até o momento é de 47 milímetros, também muito abaixo da precipitação média dos últimos 30 anos para janeiro, que é de 121  milímetros. Ele destaca, ainda, que os menores níveis do Rio dos Sinos em São Leopoldo em janeiro foram registrados hoje dia 27 (0,63m), no dia 21 (0,66m) e dia 15 (0,68m). "A esperança é a chuva que deve chegar entre hoje e amanhã", salienta.

O Relatório Oficial nº 2, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater e o Irga, aponta que a previsão de chuvas expressivas para os próximos dias em várias regiões do Rio Grande do Sul irá ajudar a reverter os efeitos da estiagem de dezembro e primeira quinzena de janeiro. 

Entre esta segunda e terça-feira (28), o forte calor manterá a possibilidade de chuva de verão, com temperaturas próximas a 35°C na maior parte do Estado. Na quarta-feira, a propagação de uma área baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados. A previsão numérica indica que os totais mais elevados de chuva deverão ficar concentrados sobre a Metade Sul e no Oeste do Estado. Os valores deverão oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte dos municípios, podendo superar 50 mm em alguns locais da Campanha. No Alto Vale do Uruguai, Região Central, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm.

Situação na região

Em Novo Hamburgo, segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca, o nível do Rio dos Sinos estava e 2,23 metros na manhã desta segunda. Ele ressalta que o índice ainda está dentro da normalidade para esse período. "Em janeiro e fevereiro o índice sempre oscila entre 2,5 e 3 metros. A Comusa consegue captar com níveis mais baixos do que isso, em 1,5 metros eles ainda conseguem captar água", destaca.

O coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, ressalta que, na tarde desta segunda-feira, às 14h43, o índice do Rio dos Sinos era de 1,24 metros. "Seguimos o monitoramento. Preocupante é quando atinge 1,2 metros. Estamos em alerta, mas confiantes com a chuva que está prevista para hoje. O normal do rio nesse período é que fique na casa dos 2,2 metros". 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Bom Princípio, Paulo Portinho, o nível do Rio Caí esta dentro da normalidade. "Estamos com ele em 4 metros", diz. Em Taquara, o coordenador do Defesa Civil, Paulo Mello, destaca que índice do Rio Paranhana está abaixo do nível indicado, mas ainda não ha sinal de alerta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.