Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Abastecimento de água está sendo normalizado na região, diz Corsan

Municípios como Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Portão enfrentaram problemas na distribuição de água

Publicado em: 23.03.2020 às 22:29 Última atualização: 24.03.2020 às 13:12

Baixa no nível do Rio dos Sinos dificulta captação de água em Campo Bom Foto: Luiz Fernando de Oliveira/Especial
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou na tarde desta segunda-feira (23) que o abastecimento de água está sendo normalizado na região. De acordo com a Companhia, devido ao nível crítico do Rio dos Sinos, abaixo de 1,20 metro, a Corsan está enfrentando problemas operacionais que comprometem a vazão de água bruta para os municípios de Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Portão. Segundo a Corsan, nos locais situados em zonas altas, a regularização deve ocorrer ainda durante esta segunda-feira. Nos hospitais, outros serviços de saúde e em situações especiais o atendimento já está ocorrendo com caminhão-pipa.

No último domingo (22), a Companhia substituiu uma bomba e hoje está instalando um novo equipamento na captação, para melhorar as condições operacionais de abastecimento desses municípios. Segundo a Corsan, a estiagem também contribui para a irregularidade dos serviços .



Estiagem

O nível normal no ponto de captação do rio é em média de 2 metros e, atualmente, está com nível próximo a 1 metro, o que torna precária a captação, reduzindo o volume de água no sistema. 

A Corsan também informou que está concluindo uma obra que contempla um novo sistema de captação e bombeamento, bem como duplica a produção da Estação de Tratamento de Campo Bom, que abastece os quatro municípios que sofrem com a flata de água em dias mais secos. A produção saltará de 500 para 1.000 litros por segundo, gerando uma solução efetiva para o abastecimento da região. A obra está em fase de conclusão e deve entrar em operação em até 90 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.