Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Agência reguladora não descarta racionamento de água pela Corsan na região

Em meio ao período de estiagem e pandemia do novo coronavírus, medida pode ser adotada caso a população não evite desperdícios

Publicado em: 23.03.2020 às 15:17 Última atualização: 23.03.2020 às 15:28

Com pouca chuva, Rio dos Sinos tem bancos de areia à mostra no trecho de São Leopoldo desde o início do ano Foto: Inézio Machado/GES
Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e Portão podem ter racionamento de água pela Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan). Com o nível do Rio dos Sinos muito baixo junto às bombas de captação, em virtude do período de estiagem e do aumento no consumo nas residências em meio à pandemia do novo coronavírus, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan) não descarta esta possibilidade nas cidades que fazem parte do mesmo sistema integrado. Desde a última sexta-feira (20), há diversos registros de desabastecimento na região.

Clique aqui e veja todas as nossas matérias sobre o novo coronavírus

Segundo a Agesan, estão sendo realizados todos os esforços operacionais junto à captação de água em Campo Bom, aumentando e trocando as bombas, porém, a população precisa fazer a sua parte e evitar o desperdício de água. “Estamos acompanhando a situação do rio e da captação. Solicitamos empenho da população para não lavar carros e calçadas ou regar jardins, porque o nível do rio está muito baixo e devemos preservar a água que ainda está disponível”, afirma o diretor-geral da agência reguladora, Demétrius Gonzalez.

O coordenador operacional do sistema integrado da Corsan, que abrange estes municípios, Paulo Ramos, destaca que o nível de captação em Campo Bom chegou a um metro, o que obrigou a uma série de medidas pela companhia. “Isso prejudicou muito as bombas, porque entrou muito resíduo. Trocamos uma bomba, estamos fazendo o rebaixamento delas, trabalhamos com o pessoal do mergulho e fizemos diversas adaptações”, descreve. Ramos frisa que o abastecimento deve ser normalizado nas quatro cidades até o final desta segunda-feira (23), mas lembra que não há previsão de chuva para os próximos dias, o que demanda a atenção da comunidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.