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Notícias | Região Com medidas de segurança

Atendimentos voltam a algumas agências do Sine para ajudar beneficiários do seguro-desemprego

Algumas agências FGTAS/Sine da região estão modificando serviços para auxiliar o trabalhador; em Três Coroas, horário presencial deve ser agendado por telefone. Novo Hamburgo ainda não pode reabrir

Por Bianca Dilly
Publicado em: 28.04.2020 às 05:00 Última atualização: 28.04.2020 às 08:34

Na agência de Três Coroas, público só é atendido com o uso de máscaras e mediante horário agendado por telefone Foto: Divulgação/Agência FGTAS/Sine de Três Coroas
Com dificuldades apresentadas por trabalhadores para realizar o encaminhamento do seguro-desemprego de forma on-line, já que a maioria das agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sistema Nacional de Emprego (Sine) está fechada em função da pandemia do novo coronavírus, municípios da região estão buscando alternativas. As unidades que possuem termo de cooperação técnica com as prefeituras locais avaliam a possibilidade de abrir para o atendimento presencial, cumprindo as medidas de prevenção à Covid-19 e baseadas em normativas estabelecidas pelo gestor, como flexibilização de decretos. Foi o que ocorreu em Três Coroas, que voltou a prestar serviços na unidade ontem.

Após um período de apenas teleatendimento, o órgão passou a atender com agendamento as pessoas que ainda não conseguiram encaminhar o seguro e as que já fizeram o pedido, mas desejam apenas confirmar as datas e valores a serem recebidos. "O pessoal estava com dificuldade para encaminhar o benefício. Quando é feito direto pelo nosso sistema, facilita muito", destaca a coordenadora da agência, Stefani Carina Deecken.

Por isso, na quinta-feira passada iniciaram os agendamentos por telefone. "Ficamos impressionados com a aceitação e respeito às regras, com todos auxiliando a evitar aglomerações. Estamos disponibilizando cerca de 40 horários diários para o seguro-desemprego e me surpreendi com o retorno", frisa, acrescentando que há profissionais já do lado de fora da unidade, repassando as instruções sobre os procedimentos. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3546-3110 e só serão atendidas pessoas que estiverem de máscaras.

Outras cidades

Segundo a direção estadual da FGTAS, outras agências da região que possuem convênios com as prefeituras e estão com atendimentos são as de Campo Bom e Igrejinha. Parobé informou, via assessoria de imprensa, que a unidade retornou na última quarta-feira com horário de expediente externo das 8 às 13 horas, exclusivamente para auxílio no encaminhamento de seguro-desemprego. O acesso está restrito a 15 fichas e apenas para pessoas que estiverem usando máscaras. Ainda assim, a orientação ao público é de que, se possível, faça a solicitação pela Internet.

Estância Velha atende somente pelo telefone (51) 3561-8217 e e-mail estanciavelha@fgtas.rs.gov.br, de segundas a sextas-feiras, das 8 horas ao meio-dia. Já Novo Hamburgo é uma das cidades que tem agência coordenada pela FGTAS e segue o que foi estabelecido pelo decreto estadual, com atendimento presencial suspenso ao menos até quinta-feira.

Como solicitar

O trabalhador pode encaminhar o seguro-desemprego, cadastrar recurso e acompanhar o requerimento - desde a habilitação até o pagamento das parcelas -, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br. Pelo celular, é necessário utilizar a loja de aplicativos, buscar por "Carteira de Trabalho Digital" e baixar. Uma vez com acesso à conta, clicar em "Solicitar Seguro-Desemprego" e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante. Já pelo portal, é só digitar gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego no navegador e acessar o site. O encaminhamento pode ser feito sete dias após a dispensa. Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso tenha problemas no encaminhamento digital, entre em contato pelo 158 ou para a agência da sua região, consultando a unidade mais próxima no link fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Houve queda nos pedidos de seguro no Estado

Em março de 2020, foram 22.170 pedidos, quase 8 mil a menos em relação aos 30.068 do mesmo período de 2019, conforme a FGTAS.

26%

foi a redução aproximada registrada nos dois períodos.

Avaliação dos números e comparativos

De acordo com a FGTAS, as interrupções nos atendimentos presenciais podem influenciar nos números e na quantidade de pedidos. Além da dificuldade para solicitar on-line, há informações que precisam ser avaliadas pelo Sine antes da consolidação, como dados divergentes, seguro com alvará judicial ou de empregada doméstica. Isso pode atrasar o processo.

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