Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Alívio na estiagem

Chuva deve se manter ao longo da semana na região

Segundo a Metsul Meteorologia, alguns dados indicam que a chuva pode seguir até a madrugada de quinta-feira (14), representando o episódio mais significativo de precipitação desde o início do ano

Por Carlos Rissotto
Publicado em: 11.05.2020 às 21:15 Última atualização: 11.05.2020 às 21:26

Chuva em Novo Hamburgo 11.05.2020 Foto: Carlos Rissotto / GES-Especial
A chuva que chegou com direto a raios na região na noite desta segunda-feira (11) deve se manter ao longo da semana. Esta é a expectativa da Metsul Meteorologia. Segundo o serviço de informação meteorológica, alguns dados indicam que a chuva pode seguir até a madrugada de quinta-feira (14), representando o episódio mais significativo de precipitação desde o inicio do ano.

Em meio ao cenário de estiagem severa, os dados analisados pela Metsul, trazem alento aos municípios da Região Metropolitana, incluindo o Vale do Sinos.  Além do período significativo, a chuva ainda pode ser ter intensidade entre moderada e forte com trovoadas. Há chance, inclusive, de pequena queda de granizo isolado em alguns momentos, segundo a Metsul. Modelos indicam ainda que a chuva pode superar os 50 milímetros nesse período (até quarta ou quinta-feira), o que seria metade da média histórica do mês de maio.

Cenário é critico

Segundo a Metsul, os meses de março e abril tiveram volumes atipicamente baixos na região. Desde que foi aberta a Estação Meteorológica de Campo Bom em 1984, por exemplo, nunca foi registrado um período com volume tão baixo. Em 74 dias, choveu apenas 41,2 milímetros no município, quando o normal seria ao redor de 250. O nível do Rio do Sinos no domingo (10), atingiu o menor valor já registrado na Ponte da Barrinha, também em Campo Bom, menor em pelo menos 36 anos. Neste ponto, o rio marcava apenas 86 centímetros, o recorde mínimo era 90 centímetros em 12 de dezembro de 2011.

Mesmo com a chuva, estiagem segue

Chuva voltou com direito a raios na região Foto: Carlos Rissotto / GES-Especial
Embora a chuva possa animar, a região não deve sair da estiagem no entanto, a situação deve ser amenizada, principalmente no que se refere ao nível dos rios. Ainda segundo a Metsul, o mês de junho deve trazer uma situação mais benéfica em relação às chuvas. A expectativa é que a situação da estiagem saia do seu nível critico no período entre 30 e 40 dias.

Previsão do tempo

Nesta terça e quarta-feira, a chuva pode acontecer em qualquer hora do dia na Região Metropolitana e Vale do Sinos. Em alguns momentos, a chuva pode ter intensidade de moderada a forte e com trovoadas. Na quinta-feira ainda pode chover durante a madrugada, mas o tempo estabiliza e a chuva para com a chegada de uma massa de ar seco e frio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.