Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Alento

Choveu mais nas últimas horas do que nos meses de março e abril somados

Chuva que cai desde ontem é a mais expressiva desde novembro de 2019

Publicado em: 12.05.2020 às 16:31 Última atualização: 12.05.2020 às 16:31

O volume de chuva acumulado até às 13hs em Campo Bom chegou a 44.4 milímetros Foto: Nilson Wolff / Especial
A chuva que teve início na noite desta segunda-feira (11) no Vale do Sinos, já representa um volume maior do que o registrado nos meses de março e abril somados. Os dados são da Metsul Meteorologia. 

Segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia, em Campo Bom, o total da precipitação até às 16h chegou a 47.8 milímetros, o que representa 37% da média normal histórica de maio que é de 120.6 milímetros. O total dos meses de março e abril juntos somou 32.6 milímetros.

Conforme Nilson Wolff, responsável pela estação meteorológica de Campo Bom, a última chuva expressiva no município ocorreu no dia 5 de novembro de 2019, quando o acumulado registrado foi de 66.4 milímetros. Nos últimos meses, as maiores médias de chuva por mês ficavam entre 18 a 20 milímetros. "Essa chuva vai ajudar na elevação do nível do Rio dos Sinos. Não que irá resolver a seca total, mas se chover regularmente logo ali estará resolvido", afirmou Wolff.

No domingo e ontem, o Rio do Sinos apresentou o menor nível já registrado na Ponte da Barrinha desde o começo das medições em 1986, com 86 centímetros. O mínimo histórico era de 90 centímetros em 12 de dezembro de 2011.

Em meio ao cenário de estiagem severa, os dados analisados pela Metsul, trazem alento aos municípios da Região Metropolitana, incluindo o Vale do Sinos. Além do período significativo, a chuva ainda pode ser ter intensidade entre moderada e forte com trovoadas. Há chance, inclusive, de pequena queda de granizo isolado em alguns momentos, segundo a Metsul. Modelos indicam ainda que a chuva pode superar os 50 milímetros nesse período (até quarta ou quinta-feira), o que seria metade da média histórica do mês de maio. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.