Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Rio dos Sinos sobe quase um metro em menos de dois dias

Dados da Comusa indicam que nível passou de 1,78 metro na segunda-feira para 2,68 metro na tarde desta quarta-feira. Na vizinha Campo Bom, choveu quase 70% da média desde segunda

Por Ermilo Drews
Publicado em: 13.05.2020 às 14:56 Última atualização: 14.05.2020 às 14:21

A chuva que caiu de segunda-feira (11) até esta quarta-feira (13) permitiu o acúmulo de mais da metade da média prevista para maio em algumas cidades da região. Em Campo Bom, por exemplo, dados da Estação Meteorológica apontam acúmulo de 69 milímetros neste período, o que representa quase 70% da média histórica de maio.

Rio dos Sinos sobe quase um metro em menos de dois dias Foto: Misael Lima/Comusa

Ainda é insuficiente para normalizar a situação, mas já mudou o cenário em rios como o Sinos, que subiu 90 centímetros em Novo Hamburgo desde o começo da chuva. O nível que estava em 1,78 na segunda-feira, antes da chuva, passou para 2,68 na tarde desta quarta-feira. A menor marca em 22 anos havia sido atingida no dia 1º de maio: 1,73 metro.

E a situação pode melhorar no final da próxima semana, quando a chuva deve retornar de forma volumosa entre os dias 21 e 23 de maio, segundo previsão da MetSul Meteorologia. Até julho, as chuvas deverão ser mais frequentes no Estado, no entanto, não se sabe ao certo se vão recuperar a recessão hídrica pelos quase seis meses de estiagem no Estado.

Rio dos Sinos sobe quase um metro em menos de dois dias Foto: Ermilo Drews/GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.