Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Sinal de alerta

Há oito dias consecutivos, lotação em leitos de UTIs da região fica acima de 80%

A capacidade de resposta do sistema de saúde, incluindo em unidades de terapia intensiva, é um dos critérios para a definição do sistema de bandeiras do governo do Estado

Publicado em: 27.05.2020 às 14:31 Última atualização: 27.05.2020 às 21:58

Na região de Novo Hamburgo, atualmente, 23 pessoas ocupam respiradores em UTIs de 10 hospitais Foto: Agência Brasil

Há oito dias consecutivos, a lotação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da região fica acima de 80%. Dentro do sistema de controle do governo do Estado, a situação é considerada "vermelha". Ou seja, quase chegando ao limite da capacidade de atendimento. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 59 dos 71 leitos disponíveis em UTIs de 10 hospitais da região estão ocupados, representando 83,1% da capacidade.

Deste total, apenas cinco são ocupados por pacientes com confirmação de Covid-19 (4) ou de suspeitos (1). Já 26 pessoas internadas usam respiradores. Não há internação de crianças em UTIs.

O número de leitos disponíveis em UTIs e a capacidade de resposta do sistema de saúde fazem parte dos critérios para a definição do sistema de bandeiras do governo do Estado. Atualmente, a região 7, onde está Novo Hamburgo e São Leopoldo, por exemplo, tem bandeira laranja e é considerada de risco médio. 

Com relação a ocupação de leitos normais, fora de UTIs, a região 7 tem 20 pessoas internadas com suspeita (12) ou confirmação de Covid-19 (5), sendo três crianças. 

Fazem parte da Região 7: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Mariado Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.