Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo Hamburgo

Com DPPA superlotada, delegado se diz preocupado com a Covid-19: 'não temos como verificar sintomas'

Com 22 detidos e capacidade para 12, Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento acomoda presos na área externa do prédio

Publicado em: 29.05.2020 às 10:58 Última atualização: 29.05.2020 às 16:04

Presos aguardam vaga no sistema prisional na frente da DPPA de Novo Hamburgo Foto: Ugeirm/Twitter
Com 22 detidos e capacidade para apenas 12, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo acomoda na área externa do prédio os presos sem vaga no xadrez da DPPA na manhã desta sexta-feira (29).

Apreensivo em relação ao risco de contaminação da Covid-19, o responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Tarcísio Kaltbach, diz que apenas "os presos que são encaminhados aos presídios passam pelo sistema de triagem e quarentena na casa prisional." 

"Estou preocupado, pois além da retirada do patrulhamento preventivo da rua, haja vista as custódias, não temos como verificar sintomas", alerta o delegado. Além disso, informa que não há previsão de abertura de vagas no sistema prisional.

Tarcísio explica que dentro das celas não há como fazer o distanciamento exigido pelos decretos municipal e estadual. A capacidade de cada uma das três celas é de quatro presos.

Ontem, o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Policia Civil do Rio Grande do Sul (Ugeirm) publicou no Twitter denúncia sobre aglomeração dos presos na DPPA de Novo Hamburgo.

Sobre isso, o delegado diz que "os que estão na rua, estão num único lugar, protegido de sol e chuva, em lugar arejado. Uns estavam utilizando máscaras e outros não, embora seja da responsabilidade da família disponibilizar máscaras", diz.

Risco também aos policiais

Além do risco de disseminação do novo coronavírus entre os presos, a chance de contaminação dos servidores. "Não podemos deixar de receber os presos apresentados no órgão policial, embora estejamos todos trabalhando de máscaras, fazendo o uso dos equipamentos de proteção, como luvas e higienização", afirma o delegado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.