Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Clima

Próximos dias serão de chuva em toda a região

Deve chover bastante nos próximos 15 dias, ajudando a diminuir efeito da estiagem. Não esfria muito ainda, mas frente polar chega no próximo domingo

Por Bianca Dilly
Publicado em: 07.06.2020 às 17:55

Amanhecer do último sábado apresentou muitas nuvens no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo Foto: João Ávila/GES-Especial
A menos de duas semanas do início do inverno, o clima está com a cara da estação mais fria do ano, mas os termômetros não mostram o mesmo. Durante a semana, de acordo com a MetSul Meteorologia, a região terá instabilidade, com chuva em diversos dias. O tempo previsto impede que as temperaturas caiam muito e registrem mínimas mais baixas. Além disso, alguns modelos mostram de sete a dez dias de chuva no Sul do Brasil. Desde o ano passado, as precipitações não perduravam por um período como esse na região. A ausência prolongada de chuvas provocou estiagem.

Segundo a MetSul, áreas de instabilidade começam a ingressar pelo oeste e o noroeste gaúchos ainda nesta segunda-feira (8). "Chove em todos os dias desta semana, até sábado, na grande Porto Alegre. Os volumes totais ficam ao redor de cem milímetros", detalha a meteorologista Estael Sias. Em alguns dias, a chuva será mais ampla e, em outros, em menos pontos, mas em todos eles deve ocorrer algum registro no Sul do País. Pelas projeções, os níveis devem ser maiores em alguns locais, como a metade norte gaúcha e de Santa Catarina. A chuva apenas desta semana, em certas localidades, pode atingir a média de todo o mês.

Mesmo com a proximidade do inverno, ainda deve demorar um pouco para o frio ficar mais intenso. "No dia 14, próximo domingo, chega uma intensa massa de ar polar. E, no fim do mês, se aproxima outra massa de ar polar, mais forte, com potencial de marcas abaixo de zero", explica Estael.

Como fica a previsão nos próximos dias

Para esta segunda-feira (8), a previsão é de nuvens e períodos de sol, com garoa isolada. Mínima de 11 graus e máxima de 20. Na terça (9), são esperadas nuvens, com chuva a qualquer hora. Termômetros marcam entre 13 e 21 graus. O tempo chuvoso, com possibilidade de chuva forte, também deve ocorrer na quarta-feira (10), com pouca variação nas temperaturas, de 16 a 19 graus. Na quinta-feira (11), tempo instável, com chuva a qualquer hora.

 

Acumulados devem dar trégua para a seca

A análise da MetSul é de que os volumes até o fim do mês devam representar um significativo alívio para os problemas hídricos acumulados nos últimos meses com a estiagem. Ainda assim, em algumas áreas, não será o suficiente para eliminá-los, tamanha a deficiência de precipitação do último meio ano. Nos próximos 15 a 20 dias chove bastante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.