Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Polícia

Mais de cem relatam fraude no auxílio emergencial em Novo Hamburgo

Pessoas têm registrado ocorrências acerca de resgate de benefício do governo que seria realizado por terceiros

Por Matheus Beck
Publicado em: 10.06.2020 às 21:37

Na última terça-feira (9), o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a prorrogação do auxílio emergencial a trabalhadores. Desta vez, serão duas parcelas de 300 reais, diferente das três de 600 reais anteriormente ofertadas. Ainda que o benefício esteja sendo ampliado, há quem ainda esteja recebendo parcelas anteriores. Em Novo Hamburgo, mais de 100 registros de boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) indicam que mais uma preocupação habitará o procedimento que libera o recurso. Há criminosos que utilizam o nome de terceiros para solicitar e sacar os valores.

Com isso, muitos brasileiros que realmente precisariam das cifras ficam impossibilitados de realizar o processo.

Os registros frequentes passaram a chamar atenção. "Algumas vítimas procuraram a DPPA de Novo Hamburgo relatando que procuraram a Caixa Econômica Federal para fazer o saque do seguro emergencial e a Caixa Federal tem informado que o valor já teria sido sacado. Nos parece que alguém está entrando no link da Caixa Tem e cria uma conta em nome da vítima e saca o dinheiro", explica o delegado da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo, Tarcísio Kaltbach.

Nos últimos cinco dias, as denúncias teriam sido intensificadas. Segundo o delegado, as demandas serão passadas para as unidades responsáveis. A Polícia Federal foi contatada pela reportagem, mas não retornou.

Contestações podem ser realizadas na Caixa

A assessoria da Caixa se manifestou sobre a ocorrência. A empresa pública afirma que "a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes com o objetivo de coibir ocorrências de fraude."

As contestações, em casos semelhantes aos encontrados, podem ser realizados pelo beneficiário que esteja se sentindo prejudicado em qualquer agência.

"Após análise, nos casos em que for comprovado eventual saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido. A Caixa recomenda o registro de boletim de ocorrência junto a autoridade policial, ainda que não seja necessário para a contestação de saque na agência." A instituição financeira ainda reforça que "o cartão e senha cidadão são pessoais e intransferíveis."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.