Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Distanciamento Controlado

Quais os motivos que levaram a região de Novo Hamburgo a passar para a bandeira vermelha

Novas regras valem a partir de terça-feira e governador explicou que municípios terão novamente a oportunidade de fazer considerações

Por Adair Santos
Publicado em: 20.06.2020 às 19:37 Última atualização: 20.06.2020 às 19:58

Blitz educativa e preventiva foi adotada como forma de fiscalizar e controlar a pandemia de Covid-19 em São Leopoldo Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo

As regras vão ficar mais duras para a região de Novo Hamburgo, onde também estão outras 14 cidades, entra elas São Leopoldo, Campo Bom e Sapiranga, por exemplo. A chamada Região 7 dentro do Distanciamento Controlado do Estado agora é bandeira vermelha.

Leia todos os conteúdos Exclusivos para Assinantes

Segundo o governador Eduardo Leite, na região de Novo Hamburgo, houve piora em 8 dos 11 indicadores. Dos quatro indicadores de Velocidade do Avanço, dois obtiveram bandeira preta e dois bandeira vermelha. Para os de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na Região, todos apresentaram Bandeira Preta, a pior de todas. A partir disto, a Região obteve a Bandeira Final Vermelha, atingindo risco alto na região.

Em relação à 6ª semana, as hospitalizações confirmadas para a Covid-19 nos últimos 7 dias aumentaram de 24 para 61 (154%); o número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTI pulou de 157 para 212 (35%), os internados em leitos clínicos Covid aumentaram de 140 para 206 (47%), os internados cresceram de 97 para 132 (36%) e as mortes de óbitos de 4 para 10 (150%).

Leite ressalvou que somente um indicador não pode nos dar a noção se alguma região está melhorando ou piorando, pois é necessário o conjunto dos dados. “Não temos nenhum prazer, nem satisfação em interromper atividades econômicas. Se tivermos o crescimento de doenças respiratórias e de Covid-19, não conseguiremos atender a todos os casos. Por isso é preciso redobrar os cuidados para não disseminar o vírus da Covid-19 e outros, como o da gripe”, disse.

Municípios ainda podem recorrer

Leite reforçou que foram novamente apresentadas com antecedência para que as associações de municípios ou prefeituras possam pedir reconsiderações e interpor recursos. “Na segunda-feira, temos a reunião do Gabinete de Crise para consolidar o novo mapa, que passa a valer a partir de terça-feira. Somos o Estado que está no topo da transparência da divulgação dos dados, pois nosso interesse é salvar vidas, conciliando ao máximo com a atividade econômica”, salientou.

Fazem parte da Região 7 os municípios de Araricá; Campo Bom; Dois Irmãos; Estância Velha; Ivoti; Lindolfo Collor; Morro Reuter; Nova Hartz; Novo Hamburgo; Portão; Presidente Lucena; Santa Maria do Herval; São José do Hortêncio; São Leopoldo e Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.