Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Tempo

Ciclone bomba deve provocar ventos com até 130 km/h no Estado nesta quarta

Meteorologistas alertam para o risco de queda de árvores devido ao solo que está saturado e instável por conta da chuva intensa

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 01.07.2020 às 09:28 Última atualização: 01.07.2020 às 10:16

Nebulosidade deve predominar nesta quarta-feira na região metropolitana Foto: GES

Chuvas intensas, ventos fortes e tempestades. Um compilado de fenômenos naturais que, nos últimos dois dias tem trazido transtorno a muitas famílias na região dos vales do Sinos, Caí e Paranhana. Tudo isso incentivado pelo 'ciclone bomba', que atuou com força na terça-feira (30), no Rio Grande do Sul, e coloca meteorologistas em alerta para esta quarta-feira (1º).

Segundo a MetSul Meteorologia, o dia deve ter a presença da nebulosidade e alguns períodos com aberturas de sol. Chove em diferentes pontos, mas, sobretudo, no Sul e na Metade Leste pela circulação ciclônica. 

Na região metropolitana, terá instabilidade com chuva e garoa intercalada com momentos de melhoria e, até, com sol. O vento favorece o ingresso de ar polar, que vai provocar queda acentuada nas temperatura e na sensação térmica.

Hoje, as máximas não devem ultrapassar os 14ºC na região metropolitana.

Força dos ventos

Na região metropolitana, os ventos podem chegar aos 100 km/h. Rajadas intensas com velocidade de 80 km/h a 100 km/h podem ocorrer no Sul e no Leste gaúcho.

Já no Litoral Norte e Aparados da Serra, rajadas muito intensas de 100 km/h a 120 km/h. O mesmo que acontece na região da Lagoa dos Patos e entorno. Rajadas ocasionalmente superiores em alguns pontos destas regiões podem, segundo a MetSul, atingir 130 km/h.

Meteorologistas alertam, também, para os transtornos causados pela intensa ventania como queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas. Como choveu muito e o solo está saturado e instável, com o vento intenso, o risco de queda de árvores aumenta. 

TAGS: clima tempo vento
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.