Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Enchente

Rio Caí pode chegar a 13 metros e deixar até 1,2 mil pessoas desalojadas, diz Defesa Civil

Situação ficou mais crítica entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira, quando o rio subiu 4,66 metros em São Sebastião do Caí, e 5,10 metros, na Feliz

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 08.07.2020 às 09:34 Última atualização: 08.07.2020 às 10:56

Pessoas estão sendo abrigadas no ginásio de esportes do bairro Rio Branco Foto: Defesa Civil

A subida rápida do Rio Caí, no Vale do Caí, já deixa famílias desabrigadas – é segunda vez em uma semana. Até as 8 horas desta quarta-feira (8), 27 famílias já tinham sido removidas em São Sebastião do Caí, sendo 91 pessoas, entre adultos e crianças. Mas a situação deve piorar, conforme avaliação  do coordenador da Defesa de São Sebastião do Caí, Pedro Griebler, que já estima um número de perto de 1,2 mil pessoas atingidas pela cheia, podendo ficar desabriagdas ou desalojadas. Isso com a projeção do rio passando dos 13 metros. 

Conforme Griebler, durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, o nível do rio chegou a subir 80 centímentros por hora. Nesta manhã, a velocidade é de 25 centímetros por hora, cheganda a 12,10 metros às 8 horas. "A gente só consegue projetar seis horas a frente, mas indica que a enchete será forte", ressalta.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, todas as famílias foram abrigadas no Ginásio de Esportes do bairro Rio Branco, diferentemente da semana passada, quando foram abrigadas no ginásio do bairro Navegantes. "Eu só posso levar para o Navegantes quando a enchete é pequena, o que não deve ser agora, pois lá inunda a parte externa também."

A famílias abrigadas receberam máscaras, álcool em gel e passaram por medição da temperatura corporal, além de estarem colocadas com o devido distanciamento entre as famílias.

Em Bom Princípio, Rio Caí estava em 13 metros nesta quarta-feira pela manhã Foto: Defesa Civi/ Divulgação

Na cidade de Feliz, conforme a Defesa Civil, o Rio Caí subiu 5,10 metros entre as 19 horas de ontem e as 8 horas de hoje, passando de 4,90 metros para 10 metros de altura. “Achei que teríamos uma enchente mais fraca. Pois ao longo da quarta-feira, o rio estava subindo média de 10 a 20 centímetros por hora. Mas a partir das 18 horas, tudo mudou, o rio passou a subir muito, com média de 80 centímetros por hora, o que mostra que o rio não se comporta da mesma maneira, interferindo em nossas projeções. Muitas vezes a população não entende”, completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.