Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região São Leopoldo

Rio dos Sinos atinge o nível mais alto do ano; Defesa Civil monitora áreas atingidas

Chuvas ajudaram a elevar ainda mais o nível do Rio, que, na manhã deste domingo (12), chegou a 5,10 metros

Publicado em: 12.07.2020 às 14:03 Última atualização: 12.07.2020 às 14:06

O volume expressivo de chuva nas últimas horas na região contribuiu para o Rio dos Sinos continuar em elevação na cidade. Neste domingo (12), foi registrado o maior nível do ano pela régua localizada na Rua da Praia, em São Leopoldo: 5,10 metros, às 8 horas. A medição feita às 13h30, apontou o rio em 5,09m. O nível está mais de 2 metros acima do normal e a água já cobriu quase totalmente a Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e parte da Rua das Camélias, no bairro Pinheiro. Alguns pontos do loteamento São Geraldo, bairro Feitoria, também já foram atingidos.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O casal Jonas Flores 29, e Ana Paula Brandão, 25, reside no final da Rua das Camélias e viu o pátio começar a encher de água na quinta-feira (9). “Não atingiu nossa casa, porque ela é alta. Por enquanto, está só no pátio”, disse Jonas. Neste domingo, eles estavam na casa da mãe de Ana, na mesma rua, e foram até sua residência para buscar algumas coisas. Com galochas e usando macacão de borracha, eles passaram pela rua já com água quase pela cintura. 

24 mm em 24 horas

Conforme a Prefeitura Municipal, nas últimas 24 horas, choveu 24 milímetros na cidade e, por isso, a Defesa Civil segue monitorando o rio e as áreas já atingidas pela água, constantemente. Com a previsão de tempo instável nos próximos dias, o órgão leopoldense está orientando as comunidades que residem em áreas de risco a desocupar as casas e buscar abrigo seguro. Até o momento, duas famílias deixaram suas casas para se abrigarem em residências de familiares. Uma reside na Rua da Praia e a outra no loteamento São Geraldo, bairro Feitoria. As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão caso a situação evolua e haja necessidade de abrigamento, utilizando locais na própria comunidade.

Considerando os altos índices pluviométricos na bacia do Sinos nos últimos dias, que em Campo Bom o nível ainda está elevado, que seguem as previsões de mais chuva no final de semana e que o lago Guaíba encontra-se alto, ainda existe a possibilidade do nível elevar mais significativamente nos próximos dias.

Abrigos

Por medida de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo, através Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e do Orçamento Participativo (Semop), está articulando alguns espaços de abrigamento para famílias que necessitarem ser realocadas, caso haja um aumento muito significativo do volume de água do rio. O objetivo é evitar reunir muitas famílias no Ginásio Municipal.

As orientações principais são: pegar todos documentos das pessoas da casa; medicamentos de uso contínuo e algumas peças de roupas. Também há cuidado com os animais, que precisam ser deixados em um local seguro.

Previsão do tempo

No domingo (12), a chuva persiste na metade norte gaúcha, área que inclui também a região metropolitana, serra e litoral norte. Na região central, a condição é de pancadas isoladas e com baixos volumes, enquanto que no sul tem sol com variação de nuvens. As temperaturas seguem amenas sem maiores oscilações.

Na segunda-feira (13), a chuva perde força e se concentra de maneira fraca apenas no extremo norte gaúcho e principalmente pela manhã. No restante do Estado, tem sol com nebulosidade variável o dia todo. As temperaturas ficam mais baixas com frio mais intenso pela manhã e tardes mais amenas.

Contatos de emergência

Bombeiros: 193
Auxilio de evacuação Defesa Civil: 153 - 2200 0633 - 9932 75609 - 9892 47852
Banco do Agasalho: Ginásio Municipal Celso Morbach - avenida Dom João Becker, s/n° sala 14, ou pelo telefone: 3568 7176.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.