Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Trânsito

Prontos e instalados: o que falta para os pardais voltarem a operar nas RSs?

Segundo Daer, pandemia e vandalismo em alguns equipamentos atrasaram cronograma da empresa responsável pela operação

Por Priscila Carvalhopriscila.carvalho@gruposinos.com.br
Publicado em: 16.07.2020 às 03:00 Última atualização: 16.07.2020 às 10:29

Pardais da RS-239, em Parobé, foram vandalizados Foto: Inézio Machado/GES/InÉzio Machado/GES
Os pardais instalados na região ainda não têm data para entrar em funcionamento. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), todos os pardais deste contrato, que pertence à empresa Perkons - a assinatura ocorreu no dia 27 de abril -, foram instalados em junho, mas o início da operação foi prorrogado em 30 dias, e o novo prazo ficou para até 22 de julho.

"Essa solicitação partiu da empresa, que enfrentou dificuldades devido à pandemia, que afetou a instalação dos softwares necessários, assim como o atendimento das concessionárias de energia elétrica, que disponibilizam o serviço fundamental para o funcionamento dos equipamentos", explicou o Daer, em nota.

Vandalismo

Outro fator que contribuiu para que os pardais não tenham começado a operar ainda foi o vandalismo. Segundo o Daer, dois equipamentos localizados na RS-239, na altura de Parobé, foram vandalizados e precisarão ser repostos.

Nesta semana, técnicos da empresa estiveram no local para avaliar os danos. "Foram alvejados por tiros. Um deles afetou a proteção de vidro do gabinete e a câmera. Os reparos ainda não foram feitos porque algumas peças terão que ser substituídas e precisam vir da fábrica", informou o Daer, destacando que os custos dos reparos são da empresa e não do órgão.

68 faixas monitoradas

Antes de passar a registrar as velocidades, placas informativas serão instaladas. Segundo o Daer, 68 faixas de tráfego serão monitoradas por 16 câmeras e leitores de placas no Estado.

Sem pardais desde 2019

Em maio, o Daer anunciou a instalação de controladores de velocidade em sete rodovias gaúchas. Os pardais haviam sido retirados em julho de 2019, após o fim dos contratos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.