Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 196 anos da imigração

Mobilização on-line para relembrar a chegada dos imigrantes a São Leopoldo

Ações da semana da imigração alemã estão sendo organizadas pela direção do Museu Visconde de São Leopoldo e representantes da sociedade civil

Por Alecs Dall Olmo
Publicado em: 21.07.2020 às 08:01 Última atualização: 21.07.2020 às 08:29

O dia 25 de julho marca a chegada em São Leopoldo da primeira leva de imigrantes alemães em 1824. Uma data muito especial e que, mesmo em tempos de pandemia, ganhou uma programação, que iniciou ontem em formato on-line a partir das articulações da direção do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) e da Associação Cultural Germânica de São Leopoldo.

“São 196 anos da imigração, da chegada, do início da nossa colonização. Se pensarmos bem, a maior parte deste período foi de adversidade. Estamos em um momento de adversidade. Agora, nós não faremos uma festa presencial, mas não vamos deixar de celebrar em outros formatos possíveis”, ressalta Cássio Tagliari, presidente do MHVSL, destacando que já está disponível nas redes do Museu um clipe com ênfase na história e na Marcha do Imigrante, composta em 1972 por Ary Georg e Daniel Silva, com arranjo de Ramon Diego Martins Pinto.

“A motivação foi a busca de uma maneira de celebrar esta data com a importância que ela merece. Mesmo que seja virtualmente, a data não poderia passar em branco. Acredito que a cidade deveria explorar mais este produto turístico que é a imigração germânica que poderia ser um grande atrativo de riquezas para o Município”, ressalta André Rotta, da Associação, que organizou a Semana da Imigração com uma agenda virtual.

Hoje, dia 21, às 14 horas, tem a "Morar na Alemanha, Como é esta experiência", com Fernanda Beatris, Felipe Scherer; às 19 horas, a palestra "Enxaimel, cultura alemã na arquitetura", com Angelina Wittmann; e, às 20 horas, "Imigração Alemã no RS", com o professor Elvio Rabenchlag.

Semana para falar da imigração alemã

A Associação Cultural Germânica de São Leopoldo e o Grupo de Danças Folclóricas Immer Lustig, de Santa Maria, estão programando um evento on-line, de hoje a 25, às 19 e às 20 horas. São palestras e conversas sobre os mais diversos aspectos históricos da cultura germânica, como arquitetura, gastronomia, cervejas, genealogia, religião e trajes típicos com transmissão pelo Facebook da Associação (www.facebook.com/ associacaoculturalsaoleo). A ação é uma articulação de Andre Rotta, Jessica Neves, Airton Schuch, Ingrid Marxen e Nêmora Meincke.

Gravação, pesquisa e história

Com trilha executada pelo violinista Richard Bartikoski, pelo pianista Cassiano Eberhardt e com vocais de Djeison Borges e Damiana Zago, o clipe é resgate histórico e uma homenagem. “Vamos colocar o clipe na página do Museu no Facebook, no YouTube e no Instagram. Também enviar pelo WhatsApp”, destaca Tagliari, lembrando que a edição de imagem foi realizada por Maria Isabel dos Santos, com apoio de fotografia de Bruna Comassetto e Aurélio Muniz

Momento de reflexão e de união de forças

“Acho que o momento permite que tenhamos mais tempo para buscar mais informações e relembrar toda a esta história da cidade e da importância da imigração germânica para São Leopoldo e para o Brasil”, destaca Rotta. “Buscamos integrar iniciativas de outras cidades nesta ação e descobrimos que Santa Maria também estava com esta iniciativa, além disto faz parte dos nossos planos até 2024 agrupar a maior quantidade possível de cidades de origem alemã”, completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.