Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Avanço da pandemia

Em três semanas, Estância Velha tem nove mortes por Covid e aumento de 201% nos casos

Cidade começou a fazer testes rápidos nos postos de saúde para evitar a circulação de suspeitos com a doença e desafogar o atendimento no Centro Covid

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 22.07.2020 às 15:04 Última atualização: 22.07.2020 às 16:27

Bancos do Paradouro dos Plátanos, na Avenida Presidente Vargas, foram amontoados Foto: Bruna Mattana/GES-Especial
Em apenas três semanas, Estância Velha viu a pandemia de coronavírus dar um salto. Entre 1º e 22 de julho, a cidade teve 201% de aumento no número de casos confirmados, saindo de 96 para 289. O município também registrou nove mortes por Covid entre os dias 6 e 21 de julho.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Segundo a Prefeitura, somente ontem, dois óbitos foram registrados e ambas as vítimas estavam internadas no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). As vítimas são uma idosa, de 81 anos, moradora do bairro Lago Azul, e um idoso, de 74, morador do bairro Campo Grande.

Estância Velha faz parte da chamada Região 7 do Distanciamento Controlado, liderada por Novo Hamburgo. Ainda que o hospital da cidade tenha 15 leitos clínicos para Covid e dois respiradores, nenhum dos leitos serve como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pacientes que necessitarem de tratamento intensivo precisam ser deslocados para hospitais de outros municípios. A regulação fica por parte da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que direcionará o paciente para a UTI mais próxima. 

Devido ao aumento do número de casos de coronavírus, os oito postos de saúde de Estância Velha também começaram a disponibilizar testes rápidos para a confirmação da doença. De acordo com o secretário da Saúde, Vitor Berlitz, a ação foi criada para agilizar o diagnóstico, evitar a circulação de suspeitos com a doença e desafogar o atendimento no Centro Covid. "Será realizado o exame no cidadão que procurar atendimento e passar por um critério técnico do médico. Isto quer dizer que o teste só será feito se o médico suspeitar que o paciente esteja com Covid-19", explica.

O Centro de Monitoramento de Apoio ao Combate da Covid-19 fica localizado no pavilhão da Igreja Católica em frente ao hospital. O horário de atendimento é das 15h às 23h de segunda a sexta-feira.

 
EVOLUÇÃO COVID EM ESTÂNCIA VELHA
Infogram
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.