Publicidade
Notícias | Região Pandemia

Prefeitos de São Leopoldo e Sapucaia do Sul defendem lockdown para sair do vermelho

Classificados pela sexta semana consecutiva na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, Municípios propõem o fechamento total por 15 dias para combater a pandemia de Covid-19

Por Jean Peixoto
Publicado em: 24.07.2020 às 21:02 Última atualização: 14.04.2022 às 13:47

São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana seguem na bandeira vermelha
São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana seguem na bandeira vermelha Foto: Paulo Schaefer/Especial
Livres da indesejada bandeira preta, os municípios da área de cobertura do Jornal VS seguem presos à bandeira vermelha pela sexta semana consecutiva. Conforme os dados da 12ª rodada preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, as regiões de Novo Hamburgo, que abrange São Leopoldo e Portão, e a de Canoas, que agrega Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana, permanecerão na classificação de risco alto até o dia 3 de agosto. Para sair da bandeira vermelha, o prefeito leopoldense Ary José Vanazzi e o sapucaiense Luis Rogério Link defendem um lockdown por 15 dias na região.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Mais uma vez, as regiões 7 (Novo Hamburgo) e 8 (Canoas) estiveram entre as líderes em quantidade de novas hospitalizações nos últimos sete dias, com 75 e 125 internações respectivamente. A região de Canoas apresentou uma pequena melhora na média ponderada dos indicadores (que mede transmissibilidade e potencial de atendimento hospitalar) caindo de 2,25 na semana anterior para 1,86 nesta.

Pelo lockdown na região

O prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, que testou positivo para a Covid-19 nesta semana, afirma que não foi pego de surpresa pela manutenção da bandeira vermelha. Ele reitera que o Município só está nesta classificação devido à região e reforça sua defesa pelo lockdown total por 15 dias. “Acredito que São Leopoldo está na bandeira vermelha pela região. Se os municípios não tiverem um protocolo regional vai demorar muito pra sairmos da bandeira vermelha”, frisa.

“Temos que diminuir a velocidade de crescimento da curva, senão, não tem jeito. Temos que fazer uma discussão regional”, diz Vanazzi.

O prefeito reitera que nunca recorreu da classificação estadual pois concorda com os critérios técnicos adotados para a definição da mesma. Além disso, Vanazzi defende que um bloqueio total evitaria o “abre e fecha” do comércio que, segundo ele, não deve ocorrer novamente. Ele destaca que o Município pretende realizar mais 20 mil testes até o final de agosto, graças a doações das empresas Taurus e Stihl.

Sapucaia mantém fechamento no fim de semana

O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério link, também apoia o lockdown na região e afirma que não foi surpreendido pela permanência na bandeira vermelha. “Acredito que só iremos para a bandeira preta quando o sistema estiver colapsado. Sou a favor, como o Vanazzi, de uma parada, um lockdown. Mas acredito que o governador vai aguardar”, pondera.

Ele ressalta que os casos seguem aumentando na cidade e o Hospital Municipal Getúlio Vargas permanece com lotação máxima. “Só hoje houve mais dois óbitos, e chegamos a 24. Durante a semana deu uma melhorada, mas não conseguimos sair da lotação máxima. Amanhã, seguiremos com fechamento total nos finais de semana. Segunda-feira vamos reavaliar se prossegue”, afirma.

Todos os estabelecimentos não essenciais de Sapucaia devem permanecer fechados. Os restaurantes, padarias, cafeterias e lancherias, somente podem atender nos sistemas de tele-entrega, pegue-leve e ou drive-thru, não sendo permitido consumir alimentos nos locais. Bares, boates e casas noturnas não podem funcionar, e não é permitido frequentar praças e parques, nem promover festas, eventos e atividades esportivas que resultem em aglomeração de pessoas.
Igrejas, templos e centros religiosos não podem realizar missas, nem cultos, mas podem permanecer com portas abertas, desde que seja respeitado o distanciamento de dois metros e o número máximo de 30 pessoas.

Semana Farroupilha de Esteio foi cancelada

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, também esperava pela bandeira vermelha novamente, e afirma que não pretende recorrer. Nesta sexta-feira, ele anunciou o cancelamento da Semana Farroupilha de Esteio 2020 e assinou um decreto prorrogando a suspensão das aulas na rede municipal de educação até 28 de agosto.

No entanto, o prefeito destaca a melhora nos indicadores da região de Canoas, em que Esteio está situada. “Pela segunda semana seguida, melhoramos nosso índice regional, que mede transmissibilidade e capacidade de atendimento, em 17,3% desde o dia 20 de junho. Há mais de um mês que não tínhamos um índice tão bom quanto tivemos nessa rodada”, pontua.

Pascoal também ressalta a melhora dos índices de ocupação hospitalar da região. “O colapso que chegou a ser cogitado por alguns não se concretizou”, reitera. O prefeito afirma que não pretende emitir novos decretos flexibilizando medidas, pois a liberação do atendimento na modalidade pegue e leve, que ele havia solicitado ao governador Eduardo Leite e foi concedia na semana passada está contribuindo para a manutenção da economia no município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual