Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Distanciamento controlado

Estado indefere recursos e bandeira vermelha ainda prevalece na região

Governador enalteceu a melhora nos indicadores de Novo Hamburgo, mas ainda insuficientes para o regresso às normas de risco médio no modelo adotado pelo governo no enfrentamento à pandemia

Por João Victor Torres
Publicado em: 27.07.2020 às 17:19 Última atualização: 28.07.2020 às 08:49

Governador Eduardo Leite Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Após analisar 49 pedidos de revisão, o governo do Estado confirmou a classificação final do mapa da 12ª rodada do modelo de distanciamento controlado nesta segunda-feira (27). As regiões de Novo Hamburgo e Caxias do Sul ingressaram com recursos, mas tiveram os pleitos indeferidos pelo Piratini e as normas mais restritivas às atividades comerciais e de circulação permanecem. Ou seja, com isso, não conseguiram regressar às normas de risco médio. Já os blocos liderados por Canoas, Taquara e Capão da Canoa aceitaram a classificação preliminar divulgada na sexta-feira (24), por entenderem que não havia argumentos suficientes para reivindicar eventual modificação.

Em relação aos 15 municípios da região sob referência hamburguense, que agora atinge a sexta semana consecutiva nas regras mais restritivas, o governador Eduardo Leite enalteceu que há avanços na comparação com as rodadas anteriores. Leite citou a redução nos números de óbitos por Covid, hospitalizações e o aumento no índice de pacientes recuperados sobre os casos ativos como sinais positivos. “A região de Novo Hamburgo apresenta sinais importantes de melhora que nos faz ter expectativa que, em sendo mantido isso, em breve a região possa ter um retorno à bandeira laranja”, enalteceu. Já quando comentou a situação na Serra, comentou que a situação é “preocupante e enseja cuidado.”

Além disso, 16 cidades da área de abrangência do Jornal NH estão autorizadas a permanecem na bandeira laranja, pois nos últimos 14 dias não apresentaram hospitalizações e nem mortes associadas ao novo coronavírus, casos de Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, Riozinho, Rolante, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, Tupandi, Alto Feliz, Linha Nova, Picada Café, São Vendelino e Vale Real.

Conforme o mapa definitivo, das 20 regiões gaúchas, oito estão inteiramente na bandeira vermelha e 12 na laranja, que é de risco médio.

Governador apresenta sintomas leves da Covid-19

Leite confirmou no final da semana passada ter testado positivo para a Covid-19, mas que, mesmo assim, manterá as atividades de forma remota. “No fim de semana tive sintomas leves, como dor de cabeça e um pouco de cansaço, mas todos esses sintomas sendo diminuídos utilizando analgésicos”, afirmou. “Continuo trabalhando virtualmente acompanhando os temas relacionados ao coronavírus e também da reforma tributária”, complementou sobre os temas prioritários para o governo neste momento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.