Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Emergencial

Metroplan quer que outras empresas assumam linhas da Wendling em Dois Irmãos

Empresa de Dois Irmãos alega que a queda do número de passageiros inviabiliza a prestação do serviço

Por Bruna Mattana
Publicado em: 27.07.2020 às 16:10 Última atualização: 30.07.2020 às 19:41

Adilson dependeria da carona do patrão sem ônibus Foto: Ermilo Drews/GES-Especial
Para que o transporte intermunicipal realizado pela Wendling não pare, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) quer que outras empresas assumam as linhas da empresa de transporte coletivo de Dois Irmãos. A Metroplan se reuniu na manhã desta segunda-feira (27) com a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e o sindicato dos operadores do transporte metropolitano, ocasião na qual propôs que alguma operadora do sistema assuma emergencialmente esse serviço, pelo período de seis meses.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

"Na última quinta-feira recebemos o documento da Wendling, no qual a empresa oficializou que até o dia 10 de agosto estaria nos entregando a concessão. No documento consta que a empresa já vinha com déficit de passageiros antes da pandemia, situação que se agravou agora. Por isso, convocamos essa reunião", destaca o diretor de Transportes Metropolitanos da Metroplan, Francisco Horbe.

Segundo Horbe, atualmente a Wendling está operando com três linhas das oito que possui,ou seja, em torno de 29 horários ida e volta, no eixo Novo Hamburgo, São Leopoldo e Dois Irmãos. "Ainda hoje à tarde teremos uma reunião com o Daer, pois caso a nossa alternativa não logre êxito vamos pedir que eles atendam, emergencialmente, esse trecho, mas esse é o plano B. A princípio, vamos ver se empresas como Citral Central, Real ou Socaltur podem atender."

Em relação ao auxílio financeiro solicitado pela Wendling, Horbe destaca que não cabe à Metroplan. "Depende do Governo. Nós já fizemos um estudo que foi passado ao Governo. Demos possibilidades, mostramos a redução nas linhas, mas o aporte financeiro ou incentivo de imposto passa pelo Governo."

Dentro do município

Nesta segunda-feira, às 19 horas, será votado na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos um projeto de Lei para auxílio ao transporte do município. Em reportagem divulgado na última sexta-feira, a empresa Wendling alegou que, caso não haja auxílio do município, vai parar a operação das linhas municipais também. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.