Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Nesta manhã

Soldado de Novo Hamburgo é localizado após cerca de 5 dias de desaparecimento

Considerado um jovem educado e reservado, Jéferson Morinel está bem, segundo a irmã

Por Silvio Milani
Publicado em: 18.08.2020 às 09:39 Última atualização: 18.08.2020 às 09:39

Soldado desaparecido Foto: Divulgação
O soldado Jéferson de Mato Morinel, 19 anos, que havia desaparecido na quinta-feira passada, foi localizado na manhã desta terça-feira (18). A informação foi confirmada pela irmã Daiane, 31. Ela explica que ainda não tinha informação sobre o motivo do sumiço, mas que ele estava bem e em conversa com o comandante.

O sumiço do jovem havia intrigado a 3ª Divisão do Exército de Santa Maria, que mobilizou o serviço de inteligência para uma varredura na região. Em Novo Hamburgo, a família estava aflita por informações.

Entenda

A última notícia de Jéferson havia sido às 19h30 de quinta-feira, quando entrou em contato com o pai, Valdir, 48, por mensagem de celular. Ele já não tinha ido ao quartel naquele dia. Conforme os comandantes, Morinel não tinha problema de disciplina, aparentava estar adaptado à rotina militar e era benquisto entre os colegas. Segundo a família, ele foi servir, em fevereiro deste ano, porque queria seguir carreira.

O soldado parecia animado na última mensagem ao pai. "Ele enviou foto de um lugar onde comia churrasquinho. Disse que estava com colegas", conta a irmã, Daiane. O alerta foi acionado no sábado à noite. Sem falar com o filho há dois dias, Valdir ligou e enviou mensagem. "O telefone estava sem sinal", observa Daiane, que logo recebeu ligação do pai. "Ele pediu para eu falar com o quartel. Telefonei para lá e até pedi desculpas pela hora, pois passava das 21 horas. Quando disseram que ele não estava no alojamento, tive que autorizar que abrissem o armário dele. Todos os pertences estavam lá. Não tinha levado nada."

Pai fez ocorrência na Polícia em Novo Hamburgo

Soldado desaparecido Foto: Divulgação
A família foi orientada pelo Exército a esperar até segunda-feira, na esperança de que Morinel retornaria depois do fim de semana, e fazer boletim de ocorrência se não aparecesse. À tarde, o pai providenciou o registro na Central de Polícia de Novo Hamburgo. "É tudo muito estranho, pois meu irmão é muito apegado aos meus pais e sempre dava satisfação do que fazia, o que nos deixa ainda mais preocupados." Segundo ela, apesar de tímido e caseiro, o irmão nunca relatou problema de ambientação no quartel. "Ele disse que quer seguir carreira militar. Veio para casa em finais de semana de folga, como no Dia das Mães e dos Pais. Estava tudo bem."

'Estamos preocupados', diz tenente

Encarregado de Pessoal na 3ª Divisão do Exército de Santa Maria, o tenente Carlos Serra diz que alimentava a esperança de apresentação do soldado nesta segunda. "Estamos com nosso serviço de inteligência atrás de informações e algumas foram levantadas, que estão sob sigilo." Ele revela que o lugar exato do "churrasquinho" ainda não foi descoberto. "Mas obtivemos notícias relativas a áreas complicadas. Estamos preocupados e mobilizados", resume.

Trabalho elogiado na cozinha

O tenente demonstra apreço pelo recruta. "Fui a Novo Hamburgo em janeiro fazer a seleção e conversei com todos. Vi no Morinel um rapaz humilde, disposto a servir e aprender." O jovem foi escalado para o refeitório. "É um setor onde a maioria não quer trabalhar, mas o Morinel sempre atendeu a todos muito bem, nas tarefas de auxiliar de cozinha e como garçom." O hamburguense deve cumprir o expediente do dia e é liberado no fim da tarde. Também concorre a escala de fim de semana. Como é de longe, dorme no quartel. "Lembro na primeira folga, quando disse que não iria para casa porque não tinha dinheiro. Respondi que não deixaria de ver a família por causa de 100 reais e ele foi", recorda o tenente, que resolveu ajudar o jovem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.