Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Previsão do tempo

Depois da neve, semana será marcada por tardes quentes a quase 30 graus na região

A massa de ar polar, que fez frio bater recorde nos últimos dias, perde força e fará temperaturas ficarem mais amenas

Por Cristiano Santos e João Ávila
Publicado em: 23.08.2020 às 17:20

Neste domingo à tarde, Luis Antonio Hanauer e Marilce Hanauer aproveitaram o clima ameno para fazer a caminhada Foto: Cristiano Santos/GES
O final de semana deu o tom do que será o tempo nos próximos dias, quando temperaturas mínimas e máximas terão grande amplitude térmica. Neste domingo (23), por exemplo, chegou a fazer 3 graus ao amanhecer na região metropolitana, conforme a MetSul Meteorologia. Mas, à tarde, os termômetros passaram dos 20°C em boa parte do Estado. Até a próxima sexta-feira (28), a massa de ar seco entra em processo de aquecimento, associada a um centro de alta pressão no Atlântico Sul, o que garante a presença do sol e inibe a chuva.

Quem acordou no sábado (22) cedo para fazer a caminhada matinal se surpreendeu com as baixas temperaturas. Porém, o frio não impediu Lenio Geiger e a filha Luana Geiger de sair de casa, em Hamburgo Velho, para a prática da atividade física, na Avenida Doutor Maurício Cardoso. No mesmo local, mas no domingo à tarde, com bem menos roupas, o casal Luis Antonio Hanauer e Marilce Hanauer aproveitou o clima ameno para sair à rua. "Nestes tempos de quarentena, quando temos a presença do sol, caminhamos um pouco, até para pegar um pouco de vitamina D", destacou o homem.

Segundo a Metsul Meteorologia, o Rio Grande do Sul segue sob influência de uma massa de ar seco, o que garantirá tempo ensolarado com amplos período de céu claro. Ainda não é possível afirmar se esta será a última grande onda de dias gelados no ano. "Ainda poderemos ter frio em setembro, embora de curta duração", ressalta a meteorologista Estael Sias.

Nesta segunda-feira (24), no Vale do Sinos, a previsão da MetSul é de mínima de 8 e máxima de 23 graus. Na terça (25), os termômetros devem marcar entre 9° e 24°C. A quarta (26) e quinta (27) serão os dias mais quentes da semana, com expectativa de chegarem aos 28 graus, e mínimas de 12 e 14, respectivamente. A sexta-feira deve ser agradável, entre 12 e 24 graus.

Domingo de amanhecer gelado na região

O amanhecer de domingo ainda foi gelado. Em Canela e Gramado, o dia começou com mínima de 4ºC. Em Novo Hamburgo e São Leopoldo, a mínima foi de 6ºC. Já Campo Bom chegou a ter leve geada no início da manhã, a mínima foi de 3ºC.

Chuva deve chegar ao Estado na quarta-feira

O quadro se altera na segunda metade da semana. Já pode chover no extremo sul gaúcho na quarta-feira, mas a instabilidade atinge mais regiões gaúchas na quinta. Conforme projeções de um mapa do modelo canadense, a MetSul observa a tendência de um novo bloqueio atmosférico, que fará com que a instabilidade fique retida no oeste e no sul gaúcho, onde os volumes de chuva devem ser volumosos.

Frio dos últimos dias bate recorde em 103 anos

A onda de frio que atingiu o Brasil e a América do Sul na semana passada entrará para a história como uma das mais fortes já registradas pelos meteorologistas. De recordes de frio de décadas, a menores mínimas em até 103 anos no mês no Rio Grande do Sul e até neve em Curitiba.

Conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a pedido da MetSul, as mínimas da sexta-feira (21) foram as mais baixas em décadas no mês de agosto. Na estação de Bagé, a sexta-feira começou com -2,1ºC, a menor para o período desde de 1917, quando os termômetros indicaram -2,2ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.