Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Brrrr

Massa de ar polar fez frio bater recorde em 103 anos no Estado

Segundo a Metsul, onda de frio fez nevar nos três estados do Sul e, inclusive, em cidades que raramente tiveram o fenômeno nas últimas décadas

Publicado em: 23.08.2020 às 12:23 Última atualização: 23.08.2020 às 12:28

Amanhecer de sexta-feira ainda teve acumulado de neve cobrindo carros, em locais como São José dos Ausentes Foto: Nilson Pedro Wolff/Divulgação
A onda de frio que atingiu o Brasil e a América do Sul esta semana vai entrar para a história como uma das mais fortes já registradas pelos meteorologistas. De recordes de frio de décadas, a menores mínimas em até 103 anos no mês no Rio Grande do Sul e até neve em Curitiba. 

Conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a pedido da MetSul, as mínimas da sexta-feira (21) foram as mais baixas em décadas no mês de agosto. Na estação de Bagé, a sexta-feira começou com -2,1ºC, a menor desde agosto de 1917, quando os termômetros indicaram -2,2ºC.

A temperatura mínima na estação de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, chegou a -5ºC na sexta-feira (21). Foi recorde de mínima para a estação no mês de agosto desde o começo das medições em 2007, superando a menor marca anterior no mês de -3,3ºC em agosto de 2013.

Em Santa Maria, na sexta, fez -1,0 ºC, a menor mínima no mês desde o registro de -1,2ºC em agosto de 1992. Em Passo Fundo, região do Planalto Médio, a temperatura mínima da sexta-feira de -1,3ºC foi a mais baixa para o mês desde os mesmos -1,3ºC em 2006. Em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o Inmet observou mínima de -1,2ºC na sexta, a menor marca em agosto desde que fez -1,5ºC em 1995.

De acordo com a Metsul Meteorologia, a neve acumulou mais em pontos da borda da Serra no Rio Grande do Sul (São Francisco de Paula) e em Santa Catarina (Bom Jardim da Serra), mas ficou distante dos índices de acumulação registrados em 2013. Em São Francisco de Paula, desde agosto de 2013 não se observava acumulação.

Nevou na noite da sexta-feira (21) na cidade de Curitiba, fenômeno documentado nos últimos 50 anos na capital paranaense somente em 1975 e em 2013. Os flocos caíram mais em pontos do Sul da cidade, justamente a área em que a MetSul indicou como a de maior probabilidade.

Cidades onde nevou esta semana

Gramado, Caxias do Sul, Canela, São Francisco de Paula, Riozinho, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus e São José dos Ausentes, conforme levantamento da MetSul. Já em Santa Catarina, de acordo com balanço da Epagri/Ciram, nevou nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, Grão Pará, Anitápolis, Rancho Queimado, Alfredo Wagner, Major Gercino, Mafra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul, e Joinville (Serra Smith).

Nevou na noite da sexta-feira (21) na cidade de Curitiba, fenômeno documentado nos últimos 50 anos na capital paranaense somente em 1975 e em 2013. Os flocos caíram mais em pontos do Sul da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.