Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Saúde

Esteio recebe oito médicos cubanos de programa do Governo Federal

Profissionais devem atuar nas Unidades Básicas de Saúde do município por dois anos

Publicado em: 24.08.2020 às 18:30 Última atualização: 24.08.2020 às 18:37

Esteio recebe oito médicos cubanos de programa do Governo Federal Foto: Djalma Corrêa Pacheco/PME/Divulgação
Na próxima quarta-feira (26), oito médicos cubanos devem começar a trabalhar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Esteio dentro do programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. Nesta segunda (24) e terça-feira (25), os profissionais estão passando por capacitação na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que está abordando assuntos como prontuário eletrônico e informatização da saúde, assistência farmacêutica no SUS, manejo de infecções sexualmente transmissíveis e tuberculose e saúde da criança, da mulher e do idoso.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Os médicos cubanos vem para Esteio para fortalecer o atendimento na atenção primária (unidades de saúde) por um período de dois anos. O Ministério da Saúde arca com o salário dos profissionais e o Município repassa um valor correspondente ao auxílio-moradia e alimentação. Eles terão que cumprir uma carga horária presencial nas UBS de 32 horas e mais oito horas semanais para formação profissional (ensino a distância).

Os profissionais da saúde são considerados refugiados no Brasil. Eles integravam o programa Mais Médicos, extinto em fevereiro do ano passado, e se recusaram a voltar para Cuba. Assim como muitos conterrâneos, ficaram no Brasil, atuando até mesmo em outras áreas que não a da Saúde. “Aqui em Esteio, nós temos experiência em recepcionar refugiados. São cerca de 700 que estão ou já passaram pela nossa cidade. São venezuelanos, haitianos e palestinos, entre outros, que ajudam a engrossar o caldo cultural em nossa cidade. Nós temos, inclusive, uma política pública de acolhimento a refugiados e vocês serão bem-vindos”, comentou o prefeito Leonardo Pascoal durante intervalo da formação na manhã desta segunda-feira



Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.