Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança

Primeiros presos já chegaram à Penitenciária de Sapucaia do Sul

Casa prisional com capacidade para 600 detentos foi inaugurada na última sexta-feria (28)

Publicado em: 31.08.2020 às 09:20 Última atualização: 31.08.2020 às 09:29

Horas depois de inaugurada na última sexta-feira (28), a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, começou a ser ocupada. Os primeiros presos cumprirão quarentena obrigatória, devido à pandemia. ”Até o momento, tudo tem corrido da forma que foi estabelecido pelo nosso plano de ocupação”, garante Rita Leonardi, a Técnica Superior Penitenciária, com formação em psicologia, escolhida para dirigir a nova casa.

Durante o final de semana foram recebidos os presos já com condenação, oriundos do Complexo da PECAN, em Canoas, com perfil para exercer atividade laboral interna (cozinha, limpeza, etc...). Eles antes eram conduzidos diariamente do Complexo de Canoas para fazerem a limpeza e manutenção do local, alimentação dos servidores, dentre outras atividades. E, no fim do expediente, retornavam ao Complexo. Alguns deles foram selecionados e aceitaram a transferência definitiva a casa prisional sapucaiense, onde seguem a exercer essas atividades. Os presos oriundos das delegacias começam a chegar nessa segunda-feira (31).

O titular da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli tem mantido contato permanente com a equipe responsável pela administração da nova casa prisional. “Estamos bastante satisfeitos com o andamento do processo de ocupação de Sapucaia. A própria opção por uma técnica com formação e conhecimento sobre tratamento penal indica nossa intenção de já olhar para o futuro, para o pós-pandemia”, explica Faccioli. Segundo ele, o plano de migração para a utilização da PESS como presídio convencional vai contar com parcerias das prefeituras e empresas privadas, voltadas ao estímulo ao trabalho prisional.

“Mas investindo forte naquilo que chamamos de PPE ou Presença Plena do Estado. Mesmo com foco na ordem e disciplina, a nova casa já nascerá com o compromisso de expandir espaços de trabalho prisional e empregabilidade do egresso”, acrescenta o secretário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.