Publicidade
Notícias | Região Cuidados

Flexibilização e prevenção à Covid precisam andar juntas

Especialistas e autoridades lembram que retorno à bandeira laranja não deve representar relaxamento nas medidas de segurança

Por Bianca Dilly
Publicado em: 02.09.2020 às 03:00 Última atualização: 02.09.2020 às 08:05

Consciente, Elaine Borges estava de máscara nesta terça-feira no Centro de Novo Hamburgo. Autoridades pedem colaboração de todos Foto: Inézio Machado/GES
Com o retorno da maioria das regiões do Estado à bandeira laranja no distanciamento controlado, inclusive Novo Hamburgo, Taquara e Canoas, mais serviços e atividades terão flexibilização à população. Porém, por mais que o desejo e a sensação de volta à normalidade comecem a se acentuar, profissionais e entidades alertam que as coisas ainda não são como antes. Os cuidados com a prevenção, para evitar novas ampliações de contágio são essenciais.

De acordo com o médico hematologista e internista da Unimed Vale do Sinos, Natalício Kern Filho, a flexibilização deve ser comemorada, mas ela não significa que as restrições tiveram fim. "Precisamos de conscientização e empatia. Se colocar no lugar do outro é muito importante. Não é hora dos festejos, não é hora de aglomerações, não é hora de encontros maiores de turmas", ressalta, lembrando que está constatado que a transmissão do novo coronavírus ocorre de maneira acentuada e acelerada.

Equilíbrio é a chave

Nesse sentido, para que a demanda pela abertura de comércios e ampliações de funcionamento da atividade econômica continue ocorrendo, é necessário ter equilíbrio na balança. Ao mesmo tempo que luta pelo setor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo lembra que os cuidados com a saúde não podem ser deixados de lado. Por isso, desde o mês de junho a entidade já realizou dez edições da campanha que distribui máscaras à população.

Foram 15 mil unidades entregues nos bairros Centro, Canudos, Lomba Grande, Santo Afonso, Primavera, Avenida Doutor Maurício Cardoso, além de repasses para instituições beneficentes e associados. "Como entidade, trabalhamos para a abertura do comércio, mas entendemos que é muito importante fazer esse trabalho de conscientização também. E, se estamos em uma situação melhor, queremos manter nossas empresas abertas, seguindo todos os protocolos de segurança", explica o presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel.

Para que a ação possa ter continuidade, a entidade conta com o apoio de parceiros, que fazem a doação de material. Na tarde de ontem, foi a vez do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) destinar 500 equipamentos para a próxima ação. Data, horário e local ainda estão sendo definidos.

Retomando...

E por mais que o uso de máscaras e outros tipos de cuidados sejam difundidos desde o início da pandemia no País, o médico lembra de alguns detalhes que às vezes passam despercebidos, como o nariz deixado de fora da proteção. "A máscara é nasofacial e oral. Ou seja, ela tem que ser completa, na face nasal e oral. Isso é indiscutível. O vírus é respiratório e se a pessoa espirrar, já pode transmitir", frisa Kern Filho, lembrando que a máscara também promove a barreira para as gotículas de saliva.

Além disso, a enfermeira responsável pela Educação Continuada do Hospital Regina, Maysa Caldeira, pontua que algumas dicas são importantes de relembrar e a principal é a correta higienização das mãos. "Também não tocar na parte da frente da máscara, sempre remover pela alça e não reutilizar máscaras descartáveis", ressalta.

Cuidados no trabalho

Com a ampliação de funcionários retornando às empresas, a atenção especial aos ambientes de trabalho se torna ainda mais necessária. O técnico de segurança do trabalho e sócio proprietário da Ergoseg Alison Gabriel Stoffel explica que são quatro tipos de cuidados essenciais para prevenir e evitar o contágio. "O primeiro, de biossegurança, de lavar as mãos, disponibilizar pontos de álcool gel, desinfetar solado de sapatos e tênis antes de entrar na empresa, desinfetar locais de contato como corrimãos, painéis, estruturas de trabalho em geral e de convivência." Já o segundo tem relação com questões físicas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "Como buscar evitar aglomeração nas áreas de trabalho e de convivência, respeitando um distanciamento seguro, se necessário, fazer escalonamento, uso de máscara e cuidados com a mesma", pontua. A atenção para o comportamental é o terceiro ponto. "Aqui entra a questão da capacitação, envolvimento e comprometimento de todos ao protocolo implementado. Esse entendimento é fundamental para os resultados, assim como o monitoramento constante também", diz. Por fim, a vigilância ativa e passiva. "É necessária uma vigilância dos sintomas, como por exemplo aferir febre antes de entrar na empresa, verificar sintomas na triagem, todas as medidas que buscam reduzir a probabilidade de surtos", ressalta. Da mesma forma, o profissional ainda comenta que há situações diferentes para cada tipo de setor e empresa, e por isso é preciso elaborar protocolos internos de contingenciamento à Covid-19.

Atenção ao chegar em casa

Tirar o calçado e partir para a higienização são recomendados. "Se tem algo que o coronavírus não tolera é a limpeza. Seja a limpeza das máscaras com água sanitária, hipoclorito, seja a limpeza do ambiente", resume o médico Natalício Kern Filho, sugerindo o uso de álcool 70% em spray para borrifar em espaços da casa.

Presidente da Amvars faz chamamento à população

Para a presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, por mais que a bandeira laranja tenha sido uma conquista, a batalha não terminou. "Estamos em um momento em que é muito importante que as pessoas continuem utilizando máscaras, lavando as mãos, usando álcool gel e mantendo seus cuidados individuais", frisa. "Para nossa região continuar avançando nas flexibilizações dos estabelecimentos é necessário que as pessoas façam sua parte", pede. "É possível manter os nossos empregos, a indústria e comércio funcionando, assim como prestadores de serviços, mas é necessário que todos cuidem. Isso é essencial."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual