Publicidade
Notícias | Região Trânsito

Na agenda do Dnit, conclusão do acesso da BR-448 em Esteio pode iniciar este ano

Lideranças da cidade enviaram ofício ao Dnit cobrando finalização da obra de viaduto que dará acesso da rodovia federal à Avenida Celina Kroeff, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 14.09.2020 às 03:00 Última atualização: 14.09.2020 às 09:16

Até o final do ano. Essa é a expectativa da equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para o início dos trabalhos no contrato do lote 1 dos melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116 no Estado. Uma das obras que integra esse contrato foi motivo de ofício enviado por entidades esteienses ao Dnit, há cerca de um mês: a conclusão do viaduto de acesso da BR-448 pela Avenida Celina Kroeff, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil. A obra está parada há mais de cinco anos, restando inacabada há poucos metros do início da Avenida e dos portões do Parque, no bairro Novo Esteio.

Pedido de conclusão

Assinam o ofício, que apoia a cobrança feita também pela Prefeitura de Esteio, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) esteiense e a Associação Comercial e Industrial de Serviços de Esteio (Acise). Presidente do CDL, Renato Schmidt explicou que o documento reforça o pedido de conclusão do acesso e discorre sobre as necessidades e vantagens de se terminar esse importante obra. "A gente acha que é bastante necessário e que até já passou o tempo (de conclusão). A obra está pronta há algum tempo e acreditamos que esse acesso vai ajudar bastante o desenvolvimento de Esteio para poderem acessar o município e até outras cidades", enfatiza Schmidt.

Logístico

Corroborando a importância da obra, o presidente da Acise, Paulo Matielo, lembrou que o município de Esteio é um centro logístico, pois tem acesso às rodovias BR-116 e BR-448 e à RS-118. "Esse viaduto tem acesso lateral ao Parque de Exposições e é junto ao Distrito Industrial de Esteio. O viaduto termina, praticamente, onde inicia o portão desse Distrito. É mais um acesso à 448 e 116, que pode beneficiar também o Parque de Exposições, que tem hoje um dos maiores eventos da América Latina, a Expointer", enfatizou, citando que a cobrança é por uma obra que iniciou e não foi terminada. "Estamos reivindicando a conclusão de uma obra inacabada. Importante dizer que é um reforço (à reivindicação da Prefeitura), mas também é importante dizer que a obra é um benefício para a comunidade como um todo", colocou, reiterando a relevância do acesso para o município.

Novo projeto

O Dnit esclarece em nota que a conclusão do viaduto integra o novo projeto de reorganização do entorno de Esteio. Segundo o Dnit, o projeto contará ainda com mais três viadutos e a formação de um binário com a utilização das ruas laterais, em frente ao Parque e na faixa oposta. Todas essas obras estão previstas para serem realizadas no contrato do lote 1 dos melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116. "A concepção adotada em muito contribuirá para organizar o tráfego de acesso a Esteio, com reflexos positivos para a cidade, aumentando a fluidez no trânsito da BR-116, e uma maior utilização da BR-448", acrescenta a nota. Conforme o Dnit, as obras do lote 1 do contrato vão iniciar em São Leopoldo com o complexo que inclui a ponte sobre o Sinos, o viaduto de acesso à Scharlau, implantação de terceira faixa e melhorias existentes. "A expectativa do Dnit é que os trabalhos iniciem até o final do ano", diz a nota.

Extensão até Portão sendo finalizada

O Dnit também divulgou que está finalizando o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA ) da extensão da BR-448 até Portão, pauta também muito reivindicada pelas lideranças da região. Após a conclusão do estudo, deve ser realizada a licitação do projeto de engenharia. "A expectativa é que o projeto seja licitado até o final do ano", completa, em nota, o Departamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual