Governo do RS prevê construção de elevada e trincheira no entroncamento das RSs 118 e 030
Trecho no km 22, no acesso ao distrito industrial de Gravataí, tem grande fluxo devido a empresas locais e trânsito acaba afunilando, o que gera grandes congestionamentos
Com a duplicação dos 21,5 quilômetros da RS-118 quase concluída, uma das próximas melhorias abrange o entroncamento da rodovia com a RS-030, em Gravataí. Após sobrevoar o trecho na tarde de sexta-feira (23), o governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, determinaram como prioridade a obra.
O projeto de duplicação em andamento, previsto para ser finalizado até o fim do ano, não contempla essa intersecção, no km 22, que dá acesso ao distrito industrial de Gravataí (avenidas Centenário e Plínio Kroeff) e localizada a apenas 500 metros da free way (BR-290).
Com a duplicação concluída em trechos da estrada, o trânsito está fluindo bem e de forma ainda mais intensa exatamente devido às melhores condições da via. Parte do aumento no movimento é resultado da instalação de empresas na região, como do setor de logística. O grande fluxo de veículos acaba afunilando neste entroncamento, não duplicado, gerando congestionamento, que se acentuam nos horários de pico.
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A elaboração dos estudos e projetos de viabilidade devem ser incluídos ainda no orçamento de 2021. Conforme a análise preliminar do Daer, a trincheira, que seria usada pelos motoristas que queiram ingressar na área urbana de Gravataí (o tráfego da RS-118 seguiria por cima), e um viaduto, que proporcionaria um acesso lateral à RS-030, poderiam resolver de forma definitiva o fluxo no local.
“Para que a população, que já terá enormes ganhos com a entrega da duplicação da 118, não espere por essa solução no entroncamento, o Daer vai entregar em breve um estudo de viabilidade para fazer a sinalização e melhorias pontuais na travessia da avenida Centenário, da RS-030 e para o distrito industrial de Gravataí”, afirmou o secretário Costella.
Duplicação na reta final
Iniciada há 14 anos e interrompida diversas vezes por falta de recursos, a obra de duplicação dos 21,5 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Gravataí foi retomada pela atual gestão em junho de 2019 com o compromisso de não paralisá-la até a conclusão. A previsão de entrega total foi reafirmada pelo governador para o fim deste ano.
Estão em fase final de conclusão o viaduto sobre o Trensurb (no km 1, em Sapucaia do Sul), que deve ser inaugurado em outubro; a restauração total da pista antiga do lote 3 (Km 0 ao 5) e a conclusão do 1,5 km inicial, que serão concluídos até o fim do ano.
Segundo o secretário de Logística e Transportes, a obra está com 95% de execução concluída. Dividida em três lotes, esta última fase conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 131 milhões, dos quais já foram investidos R$ 107 milhões.