Publicidade
Notícias | Região Polícia

Em menos de 2 semanas, Novo Hamburgo foi alvo de ao menos 4 operações contra o tráfico

Nesta segunda-feira, PF desencadeou ofensiva contra o crime em âmbito interestadual e internacional; Antracnose, Tranca de Ferro e Faxina ocorreram no Município nos últimos 12 dias

Publicado em: 09.11.2020 às 10:54 Última atualização: 09.11.2020 às 11:57

Operação Antracnose foi deflagrada na manhã de quinta-feira (5) no Vale do Sinos Foto: Divulgação/Polícia Federal
Em menos de duas semanas, traficantes com base em Novo Hamburgo têm sido alvo constante de operações das polícias Civil e Federal. Ao menos quatro ofensivas cumpriram mandados no Município. Nesta segunda-feira (9), a Operação Cem Libras, da Polícia Federal (PF) cumpriu ordens judiciais na cidade do Vale do Sinos. O objetivo: desestruturar organização criminosa voltada ao tráfico interestadual e internacional. O grupo trafica, principalmente, na zona sul do Rio Grande do Sul e no Uruguai.

Hoje, além de Novo Hamburgo, são cumpridos 9 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão em Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, e em São José e Itapema, em Santa Catarina. Também são cumpridas ordens judiciais para bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa.

Outras operações contra o tráfico

Nos últimos 12 dias, ocorreram na cidade as operações Antracnose (5 de novembro), Tranca de Ferro (6 de novembro) e Faxina (29 de outubro).

Sobre o motivo de Novo Hamburgo estar em evidência nas últimas operações, o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM), Eduardo Hartz, ressalta que o destaque do Município no cenário gaúcho atrai os criminosos. "Atribuo mais  a ser uma cidade importante na região metropolitana e por ser um polo econômico", afirma.

Investigação

As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, revelaram que o grupo trazia cocaína e maconha do Paraguai para o Brasil através da região de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, transportava a droga até a grande Florianópolis e posteriormente movimentava o entorpecente em remessas regulares para a região de Pelotas, Rio Grande e Bagé.

Ao longo deste ano, foram realizadas apreensões e prisões de pessoas transportando drogas nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Porto Alegre, Florianópolis e Guaira, no Paraná. Também foram interceptadas remessas de dinheiro em Florianópolis, Porto Alegre e Irati, no Paraná.

Ao todo, foram 18 apreensões relacionadas a operação de hoje. As apreensões realizadas na fase investigativa da Operação Cem Libras totalizaram 753 mil reais, 10 mil dólares, 236,7 quilos de cocaína, 5,3 mil quilos de maconha, 43,5 quilos de skunk e duas carretas utilizadas no transporte dos entorpecentes. Essas ações contaram com a cooperação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual