Publicidade
Notícias | Região Saúde das crianças

Drive-thru da pólio vai até sexta-feira em Novo Hamburgo

Com baixa adesão à campanha, Prefeitura busca facilitar o acesso promovendo sistema drive-thru, no Centro. É preciso apresentar a caderneta de vacinação na chegada

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 19.11.2020 às 06:04 Última atualização: 19.11.2020 às 08:28

Sofia, de 4 anos, nem precisou sair do carro para receber as gotinhas Foto: Suélen Schaumloeffel/GES-Especial
Longe de cumprir a meta de 95% de vacinação das crianças contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou nesta quarta-feira (18) o drive-thru da gotinha, na Avenida Pedro Adams Filho, na altura do chafariz da Praça do Imigrante, no Centro.

A iniciativa, que acontece das 17 às 20 horas, segue nesta quinta (19) e sexta-feira (20) e busca incentivar os pais que tenham receio de alguma aglomeração nos postos de saúde a levarem seus filhos para receberem a imunização, sem precisar sair do carro. O grupo alvo são crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

A pequena Sofia da Silva Dornelles e o irmão gêmeo Joaquim, de 4 anos, foram trazidos cedo pelo pai, o médico Lucio Dornelles. "É importante manter as vacinas todas em dia. Em tempo de pandemia, esse sistema de drive-thru é prático, já que não expõe a criança ao risco de contaminação", opina. Joaquim ficou um pouco assustado na hora de receber a gotinha. "A gente sabe que o choro e a resistência fazem parte. É papel dos pais cuidar das crianças e fazer o que é melhor para elas e o melhor é imunizar", pontua.

Quem também aprovou a ideia foi o vendedor Israel Martins Becker, 36. Ele levou o filho Felipe, 3, que estava acompanhado da avó Denise, no banco de trás. "Além da praticidade, é mais tranquilo para a criança, já que ela está dentro do carro e não no posto, onde fica intimidada", avalia.

O secretário de Saúde, Naasom Luciano aponta a baixa adesão, até o momento abaixo de 60%, como o motivo para as equipes buscarem uma forma de facilitar o acesso à vacina. "A paralisia infantil traz prejuízos gravíssimos para o desenvolvimento humano. A doença estava há muito tempo controlada e hoje percebemos um avanço por conta do relaxamento da população. Precisamos combater isso", destaca.

Sábado de postos abertos

No sábado (21), das 8 às 17 horas, as 25 unidades de saúde do Município e a Casa da Vacinas estarão abertas para o "Dia D" de vacinação contra a poliomielite. A ação está integrada à Campanha Nacional de Multivacinação e pela atualização da caderneta de vacinação de crianças e de adolescentes menores de 15 anos, sendo disponibilizadas outros seis tipos de vacinas, entre elas a de febre amarela, difteria e tétano, caxumba, rubéola e sarampo (tríplice), HPV e meningite.

 

Região terá Dia D para vacinação

Em Campo Bom, trenzinho vai levar vacinas aos bairros Foto: Divulgação
De olho na saúde das crianças, os municípios da região preparam atividades especiais para o Dia D de vacinação contra a poliomielite, que acontece no sábado (21). Em Campo Bom, uma atividade especial busca incentivar a adesão dos pais. Das 8 às 17 horas, o trenzinho Amiguinho levará uma equipe volante da Secretaria de Saúde por todos os bairros. A cobertura vacinal até esta quarta-feira estava em 81,55%. Uma estrutura no Largo Irmãos Vetter vai oferecer a vacinação e testes rápidos à comunidade. A UBS Celeste e o Centro Materno Infantil estarão abertos das 8 às 17 horas.

Em Ivoti, 93,56% das doses já foram aplicadas. No sábado, a Unidade Básica Central estará aplicando a imunização, das 8 às 13 horas. Em Parobé, 62% das crianças foram imunizadas. No sábado, as unidades de saúde Pra mamãe, Jardim, Cohab, Nova Parobé e Pinhal estarão abertas das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30.

Estância Velha tem 75,45% de doses aplicadas, e quatro unidades de saúde abrirão no Dia D: Centro, Campo Grande, Rincão dos Ilhéus I e Bela Vista, das 8 às 17 horas. A Vigilância em Saúde terá três equipes fazendo a vacinação, em frente a associação do loteamento Nova Estância, das 8h30 às 10 horas; na associação do loteamento Veneza, das 10 horas ao meio-dia; na associação do loteamento União, das 13 horas às 14h30; no CTG Mourão da Estância, das 15 horas às 16h30; e ainda uma equipe vai circular de carro, na rua Granada, no bairro Rincão Gaúcho, e ruas São Cristóvão e Alta Tensão, no Rincão dos Ilhéus.

Já em Dois Irmãos, a cobertura da vacinação chegou aos 94,70% e por isso não haverá atividade especial neste sábado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual