Publicidade
Notícias | Região Contas de 'laranjas'

Operação coloca 300 policiais atrás de esquema de lavagem de dinheiro do tráfico na região

São cumpridas 97 ordens judiciais em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Montenegro, Imbé e Porto Alegre

Publicado em: 02.12.2020 às 08:06 Última atualização: 03.12.2020 às 17:39

Uma operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro coloca 300 policiais nas ruas da região na manhã desta quarta-feira (2). A ação mira o bolso da facção dos Manos, sediada no Vale dos Sinos.

Agentes da Polícia Civil, Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) cumprem 97 mandados nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Montenegro, Imbé e Porto Alegre.

Conforme as investigações, o grupo criminoso tinha um forte esquema de remessa de dinheiro proveniente do tráfico ilícito de drogas a diversas contas bancárias de “laranjas”, além de várias empresas de fachada foram criadas para a lavagem de capitais.

Contas de 'laranjas' e empresas de fachada

De acordo com o delegado Mario Souza, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), a investigação teve início em maio, quando dois criminosos integrantes da facção foram presos em Sapucaia do Sul. Além de entorpecentes, eles carregavam documentos e comprovantes de depósitos bancários, que revelaram uma esquema de ocultação de bens oriundo do tráfico.

"Foi quando descobrimos a existência de contas bancárias de laranjas e empresas de fachada funcionando para abastecer a organização na compra de drogas e armas", apontou. Seguindo o rastro do dinheiro, a polícia descobriu que a organização movimentou pelo menos R$ 2 milhões em apenas três dias. "Conseguimos ligar três lideranças da facção ao dinheiro e por isso mandados estão sendo cumpridos até mesmo dentro da cadeia", confirmou o delegado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual