Publicidade
Notícias | Região Comunidade

Agência reguladora de saneamento apresenta balanço a prefeitos

Os dois anos de atuação da Agesan-RS foram detalhados; no dia 29 tem eleição da nova diretoria

Publicado em: 19.01.2021 às 09:57 Última atualização: 19.01.2021 às 10:39

Reunião com prefeitos e representantes ocorreu de forma híbrida Foto: Divulgação
Com a participação de prefeitos e representantes de oitos municípios regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), foram apresentados, na tarde desta segunda-feira (18), o balanço 2019-2020 relativo às fiscalizações e ações necessárias envolvendo o abastecimento de água e o esgotamento sanitário para os próximos dois anos. Previsão é que a eleição do conselhos Fiscal e de Administração ocorra no dia 29 deste mês.

Durante o encontro, realizado de forma híbrida, em Canoas, o diretor geral do consórcio, Demétrius Gonzalez, destacou que, no ano passado, o órgão promoveu 280 horas de fiscalização presencial nas 17 cidades que regula os serviços da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, superando as 272 horas de trabalho in loco em 15 municípios em 2019. “Somos a única agência gaúcha que fiscaliza de maneira programada as estruturas, sendo que poucas fazem a fiscalização presencial como nós”, salientou Gonzalez.

Outra questão abordada foram as não conformidades apontadas pela Agesan-RS ao analisar os serviços prestados pelas duas companhias de abastecimento de água e esgoto nos municípios. “Registramos um total de 928 não conformidades nesses dois anos, conseguindo a solução de 224 casos”, relatou o diretor geral. Segundo ele, o objetivo da instituição não é penalizar as empresas, mas fazer com que os serviços funcionem.

“Apontamos, por exemplo, desde a falta de uma tela em um reservatório até problemas mais graves, como o despejo por uma estação de tratamento de esgoto de um efluente in natura.

Ele expôs ainda o orçamento da instituição para 2021. “Teremos uma receita de R$ 2,268 milhões, mesmo valor utilizado no ano passado, já que as despesas seguem inalteradas”, justificou.  

Participaram do encontro a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o prefeito de Riozinho, Alceu Pretto; de Nova Hartz, Flávio Jost; de Três Coroas, Alcindo de Azevedo; de Rolante, Pedro Rippel; de Campo Bom, Luciano Orsi (de forma virtual), além de representantes e secretários das cidades de Canoas e de Capela de Santana.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.