Publicidade
Notícias | Região Solidariedade

Canoas receberá pacientes com Covid transferidos de Rondônia

Além do município, Porto Alegre receberá pacientes. Ao todo, 50 pessoas serão internadas em hospitais das duas cidades

Publicado em: 24.01.2021 às 20:24 Última atualização: 24.01.2021 às 21:24

Hospital Universitário de Canoas recerá 20 pacientes com Covid de Rondônia Foto: PMC/DIVULGAÇÃO
O Hospital Universitário de Canoas receberá 20 pacientes com Covid vindos de Porto Velho, capital de Rondônia. Outros 30 ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. A confirmação da transferência foi feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na noite deste domingo (24).

Leia todos os conteúdos sobre o coronavírus 

A SES organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, na capital, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais. Os 50 pacientes devem ser internados em leitos clínicos e não em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que pode mudar conforme a evolução do quadro. A previsão é que os pacientes cheguem na terça-feira, dia 26, a Porto Alegre.

“A solidariedade não tem distância nem fronteiras. Atendendo pedido do Ministério da Saúde, vamos receber, na terça-feira, 50 pacientes clínicos de coronavírus de Rondônia, que deverão ser internados em hospitais de Porto Alegre e Canoas”, disse o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, nas redes sociais.

A decisão foi tomada entre a SES e a secretarias municipais de Saúde das cidades que vão receber os pacientes. “São pacientes clínicos que precisam de oxigênio e de outras demandas. O governo de Rondônia quer se precaver e evitar que esses pacientes acabem na UTI, porque o Estado vive uma situação de pré-colapso. Se forem para UTI, é possível que não recebam atendimento adequado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

A SES receberá nesta segunda-feira um relatório com informações sobre o quadro clínico e a situação de cada paciente. Para a transferência entre o aeroporto e os hospitais, serão utilizadas ambulâncias básicas e avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Há possibilidade de a logística também envolver um micro-ônibus da Brigada Militar ou do Exército.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.