Publicidade
Notícias | Região TEMPO FEIO

Chuva e vento forte provocam estragos em São Leopoldo

Instabilidade deve seguir até o fim de semana

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 26.01.2021 às 21:23 Última atualização: 26.01.2021 às 21:23

Vento forte também provocou queda de árvores, como na Avenida João Corrêa Foto: Defesa Civil SL/Divulgação
Precipitações volumosas e rápidas, como a registrada ontem, devem seguir acontecendo, pelo menos, até o próximo fim de semana no Estado. Nesta terça-feira (26), o tempo ensolarado e bastante quente do início do dia, virou durante a tarde, deixando o céu com nuvens carregadas e trazendo chuva forte e rajadas de vento para São Leopoldo e toda a região metropolitana. Em Porto Alegre, por exemplo, de acordo com dados da Metsul Meteorologia, o tempo foi de sol para chuva e vento de 83 km/h, em apenas 20 minutos.

Danos em parte de um telhado sobre uma garagem Foto: Defesa Civil SL/Divulgação
Conforme averiguado pela Defesa Civil de São Leopoldo, junto à estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) na cidade, em cerca de uma hora, foram 27, 63 milímetros de chuva acumulados no município. O órgão também atendeu duas ocorrências por conta da força dos ventos, que ocasionou a queda do telhado de um condomínio sobre uma garagem, na Rua Ari Georg, no Centro, e de parte de uma árvore na Avenida João Corrêa, no bairro Morro do Espelho.

Alerta

A Defesa Civil de São Leopoldo já havia emitido alerta sobre a possibilidade de temporais no Estado de segunda-feira até esta quarta (27). Mas, ontem, lançou novo boletim, reforçando que a instabilidade deve se estender. "Refere condição de ALERTA no Estado, para risco de temporais (chuvas
volumosas, rajadas de vento de até 70km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo) devido a atuação de sistema de baixa pressão atmosférica aliado ao transporte de
calor e umidade vindo da região Amazônica, entre os dias 26 e 28 de janeiro", descreve o texto.

Conforme o boletim do órgão, hoje, um sistema de baixa pressão atmosférica avança sobre o Rio
Grande do Sul, e aliado ao corredor de umidade vindo da região Amazônica, provoca chuva forte e temporais pelo Estado, com rajadas de vento de 60 a 90km/h, especialmente
na Fronteira Oeste, Campanha e Sul. Amanhã, a chuva mais expressiva se concentra no norte e nordeste gaúcho, especialmente, no período da manhã. Na sexta (29), o tempo firme volta a predominar em todas as regiões. A tendência é
que no final de semana as instabilidades retornem ao Estado.

A meteorologista da Metsul, Estael Sias, enfatizou que a previsão do tempo indica instabilidade até o começo de fevereiro. “Serão muitos dias seguidos de chuva. Não é tempo chuvoso, mas, diariamente, pode ter chuva. Em alguns dias, muita chuva, e em outros, chuva passageira”, ponderou.

Em caso de emergência, contatos com a Defesa Civil podem ser feitos através dos telefones 153, 2200-0633, 98924-7852 ou 99327-5609.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.