Para amenizar as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, muitas famílias procuram formas de economizar. Em Novo Hamburgo, 1.193 usuários aderiram à tarifa social de energia da Rio Grande Energia (RGE) em 2020. No Estado, 55.312 novos clientes passaram a receber o benefício no último ano.
Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, a RGE observou que aproximadamente 164 mil clientes em potencial se enquadram nos requisitos.
"Esses dados nos mostraram que a medida pode contribuir para amenizar ainda mais os impactos da pandemia para um número muito além das atuais 186,4 mil famílias inscritas na tarifa social na área de concessão da RGE", reforça Rafael Lazzaretti, diretor Comercial do Grupo CPFL.
Os descontos pela tarifa social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa tem desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto é de 40%.
Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês tem 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.
Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário mínimo, e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:
Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site www.rge-rs.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo "CPFL Energia". Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.
Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a RGE possa conceder o benefício de forma adequada.
Nos canais digitais da empresa é possível: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e enviar documentos e fotos. O cliente deve acessar www.rge-rs.com.br ou baixar o aplicativo 'CPFL Energia' no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do "seu código" (número presente na conta de energia) para 27350.
A empresa iniciou ainda, o atendimento via WhatsApp. Por meio do número (51) 3539-6791, os clientes podem comunicar falta de energia na sua residência, solicitar segunda via de conta, solicitar o código de barras e tirar dúvidas. Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center 0800 970 0900.
Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.