Publicidade
Notícias | Região Imunizados

Idosos vacinados vivem dia histórico em Novo Hamburgo

Teve quem chegou de madrugada na fila de espera e, também, aqueles que registraram imagens do momento da aplicação

Por Susi Mello
Publicado em: 12.02.2021 às 12:10 Última atualização: 12.02.2021 às 15:12

Um misto de ansiedade e alívio marcou a vacinação de idosos acima de 85 anos em drive-thru nesta sexta-feira (12) na Fenac, em Novo Hamburgo. Teve quem chegou de madrugada na fila de espera e, também, aqueles que registraram imagens do momento da aplicação, tornando o ato histórico. Afinal de contas, são praticamente onze meses em que os cuidados desse público precisaram ser redobrados. Inclusive, a maioria nem tem saído de casa.

"As pessoas estão ansiosas pela vacina, querem estar imunizadas e, de certa forma, seguras desta pandemia", declara o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo André Reidel. É o que aconteceu com o primeiro idoso a chegar na Fenac. O funcionário público federal aposentado, Orlando Pinto, 90 anos, chegou às 4h30, acompanhado do filho, o sapateiro Celestino Pinto, 61. "Pelo que vejo aí, pelo que está acontecendo em nosso País, acho que é importante a vacina. Eu me cuido, depois que começou, deixei de passear", declarou o idoso, morador do bairro Ideal.

O segundo da fila foi dirigindo. O aposentado Manoel Chasqueira Botão, 85, chegou às 6h15. "Cheguei cedo para garantir a vacina que é uma salvaguarda." Familiares, que acompanharam os idosos a serem vacinados, demonstraram alívio com a aplicação. Foi o que ocorreu quando chegou a vez da centenária Paulina Seewald. Sua filha, a aposentada Agnes Bastos, 66, ao lado da mãe, contou que a idosa é a primeira da família a ser vacinada. "Estamos aguardando a vez das filhas, todas longevas", sublinha. Para Agnes, a vacina é muito importante. "Fizemos toda uma logística para vir. Meu irmão chegou cedo para guardar lugar na fila e depois buscamos a mãe para não ficar muito tempo aguardando", explica.

Celulares não faltaram para registrar o momento. "Vou registrar para ficar na história", declarou Nelita Barbosa, ao lado da avó do marido, a aposentada Terezinha Alles.

Doses de vacina

As últimas doses recebidas pelo Município foram na quarta-feira (10). Ao todo, segundo a Prefeitura, foram  mais 3510 doses da vacina contra a covid-19 da Coronavac. As ampolas são multidoses (com 10 aplicações) e serão utilizadas nos próximos dias nos grupos prioritários.

Ao todo, a cidade já recebeu 11026 doses de imunizantes (Coronavac e Oxford/AstraZeneca) para a primeira dose, além de 2966 doses (Coronavac) para a segunda dose.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.