Publicidade
Notícias | Região Golpe no bolso dos Manos

Operação Outback mira e acerta braço da facção responsável por esquema de extorsão

Foram seis presos nesta quarta-feira (24), incluindo empresários do Vale dos Sinos que faziam parte do grupo criminoso, segundo a Polícia Civil

Publicado em: 24.02.2021 às 09:46 Última atualização: 24.02.2021 às 13:19

Integrantes da organização criminosa foram levados à cadeia nesta terça-feira (24) Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL
O que começou como um caso de extorsão acabou se revelando um gigantesco esquema envolvendo um braço da facção dos Manos. A Operação Outback, lançada pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (24), detalhou um complexo plano executado pela organização criminosa em parceria com empresários do Vale do Sinos. Os crimes eram cometidos em toda a Região Metropolitana, segundo a polícia. Até agora, foram seis presos, incluindo homens de negócios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. 

A apuração teve início em setembro do ano passado, quando uma vítima procurou a polícia após ver os filhos serem ameaçados por causa de uma cobrança. A investigação passou a ser conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Canoas.

Segundo o delegado Thiago Lacerda, que coordenou a operação, os criminosos pagavam a dívida da vítima para, tempo depois, passar a cobrar valores muito superiores ao débito original. "Eles chegavam a cobrar até dez vezes mais o valor devido", apontou. Somente uma vítima teve a dívida de R$ 30 mil transformada em R$ 250 mil. 

O esquema passava por empresários que se apresentavam como benfeitores para as vítimas. "Eles fingiam que queriam ajudar, mas logo depois de quitarem o empréstimo, entravam em cena os criminosos, que ameaçavam queimar estabelecimentos e machucar os familiares da vítima", esclareceu. "Eles sempre agiam tocando o terror nas vítimas, não importa se a dívida era maior ou menor."

Somente nesta terça-feira, são 39 ordens judiciais sendo cumpridas por 200 agentes da Polícia Civil nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Gravataí e Santa Cruz do Sul. Desde as primeiras horas da manhã, o helicóptero da Civil sobrevoou os principais endereços mirados pela polícia no Vale do Sinos.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.