Publicidade
Notícias | Região Colapso da saúde

Região tem terceira morte de paciente à espera de leito de UTI

Duas das vítimas não resistiram à Covid-19

Publicado em: 11.03.2021 às 11:46 Última atualização: 11.03.2021 às 11:54

Com a morte de mais uma idosa, a região de abrangência do Grupo Sinos já soma três óbitos por falta de leitos de UTI desde que o sistema de saúde entrou em colapso. Sem conseguir transferência para o tratamento intensivo, a paciente, de 72 anos, não resistiu ao novo coronavírus na noite desta terça-feira.

Leia notícias sobre coronavírus

A idosa, de Nova Santa Rita, aguardava vaga em hospital de Canoas, que é a referência, recebendo os casos mais graves da cidade vizinha. Além de Canoas, a capacidade dos outros municípios também já se esgotou.Segundo o secretário municipal da Saúde, Cassiano Antunes, a mulher esperou por três dias.

"Foi o primeiro óbito por Covid ocorrido dentro da unidade de Pronto Atendimento", conta Antunes. Com comorbidades como hipertensão e pré-diabetes, ela chegou no domingo à unidade no Centro do município com o seguinte quadro: coriza, queixa de falta de ar e tontura, tosse e saturação baixa. Ao testar positivo, permaneceu no pronto atendimento à espera do leito.

A paciente foi mantida no local com a máscara de Hudson (último recurso antes da ventilação mecânica/intubação) e medicação, acrescentou o secretário.

Outras mortes

A segunda vítima foi um idoso, de 76 anos, que estava internado com quadro grave de Covid-19 no Hospital Nova Petrópolis. A morte, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social da cidade foi registrada no domingo (28).

O primeiro caso de morte na região desde que a capacidade da saúde começou a colapsar foi de uma idosa, de 93 anos, moradora de Morro Reuter. A paciente, que não estava com coronavírus, foi afetada pela falta de leitos em função da pandemia.

A idosa, que morreu no último dia 22, tinha histórico de outros problemas de saúde como hipertensão e demência grave. Ela tinha entrado na lista de regulação do Estado no dia 19 de fevereiro, segundo informações da prefeitura.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.