Publicidade
Notícias | Região Imunização

Cidades da região se preparam para nova etapa da vacinação contra a Covid-19

São Leopoldo começa hoje a vacinar idosos com mais de 76 anos. Esteio organiza grande ação para sábado

Por Isabella Belli
Publicado em: 12.03.2021 às 03:00 Última atualização: 12.03.2021 às 08:03

A vacinadora Elanir Anklan pronta para próxima etapa Foto: Isabella Belli/Especial
Mais doses da vacina contra o coronavírus chegam à região. Ao todo, foram 6.730 doses da CoronaVac enviadas pelo governo federal e distribuídas pelo Estado entre São Leopoldo (2.990), Sapucaia do Sul (1.800), Esteio (1.320), Portão (440) e Capela de Santana (180). Com isso, as cidades começam a se organizar para uma nova etapa para dar continuidade as imunizações.

Em São Leopoldo, a partir desta sexta-feira, idosos com 76 anos ou mais poderão se imunizar no Largo Rui Porto, junto ao Ginásio Municipal Celso Morbach, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. No local, como já de costume, a aplicação será feita pelo sistema drive-thru. A entrada deve ser feita pela Avenida Dom João Becker.

Já na Antiga Sede da Unisinos, com entrada pela Praça Tiradentes (ao lado do antigo prédio da Prefeitura), serão recebidos pela equipe de vacinação idosos com idade acima de 76 anos sem carro e profissionais da saúde. Nesta etapa, estão autorizados a receberem a vacina os seguintes trabalhadores liberais da área da saúde: enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de laboratório, médicos, dentistas, psicólogos, veterinários, auxiliares de saúde bucal, farmacêuticos, técnicos de nutrição, biólogos, técnicos de radiologia e quiropraxistas.

Todos que forem às imunizações hoje devem levar um documento oficial com foto, comprovante de residência e, no caso do grupo da saúde, é necessário levar também a carteira do conselho de origem. São Leopoldo, por enquanto, não dará continuidade à segunda dose.

Vacinação no Assis Brasil

Esteio está organizando um grande drive-thru com cerca de 700 veículos no sábado, no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque Assis Brasil. No local serão aplicadas doses em idosos com idade acima de 76 anos. Para isso, porém, é necessário fazer agendamento pelos seguintes telefones: 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824. O horário para as ligações é das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Também é possível agendar pelo WhatsApp (98600-8306), das 8 às 17 horas.

Idosos nesta faixa etária que estiverem acamados ou impossibilitados de se locomoverem, podem agendar a visita de um vacinador também pelo Whatsapp citado acima. Capela de Santana não informou sobre a vacinação.

Portão com 440 novas doses

O município de Portão começa a vacinar a partir desta sextafeira idosos com idade acima de 77 anos e também aqueles que ainda não receberam o complemento, ou seja, a segunda dose. Eles vão receber as aplicações da vacina Butantan/CoronaVac pelo sistema drive-thru, no Centro de Atividades Lothar Kern, que fica no Centro da cidade.

A imunização começará às 7 e seguirá até as 19 horas. Já os profissionais da saúde que ainda não se imunizaram devem enviar os dados completos para o e-mail da Vigilância Sanitária (vigilanciasanitaria@ portao.rs.gov.br). E para receber a segunda dose, os trabalhadores da área da saúde devem se dirigir ao Posto Central (R. Nove de Outubro) das 8h30 às 17 horas.

Fique atento para a segunda dose

De acordo com a coordenadora de vacinação de São Leopoldo, Karen Quevedo, é preciso prestar atenção na data da segunda dose. Conforme vai passando do prazo de 21 dias estabelecido pelo laboratório, os anticorpos criados pelo corpo vão caindo. Isso significa que a pessoa não estará totalmente imunizada e protegida. 

Em Esteio, quem recebeu a primeira dose da CoronaVac nos dias 13 e 14 de fevereiro deve se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado para receber o complemento por drive-thru. Nesse caso, não é necessário fazer agendamento. Quem tiver dúvida sobre o dia da segunda dose, basta verificar na carteirinha de vacinação.

Sapucaia sem vacinação hoje

Sapucaia do Sul decidiu não vacinar nesta sexta-feira. De acordo com a assessoria de comunicação, será feita uma reunião hoje para organizar uma ação no sábado. O município já recebeu um novo lote com 1.800 doses que devem ser aplicadas amanhã. Ao todo, 7.145 pessoas entre idosos e profissionais da saúde já se imunizaram.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.